TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Pedra Nova em aldeia histórica

Visto à distância, aconchegado no anfiteatro natural desenhado na granítica encosta da serra da Gardunha, o casario da aldeia histórica de Castelo Novo apela ao nosso olhar para uma visita.

Percorrer as ruas da povoação incrustada na vertente serrana onde a água brota, límpida e fresca, correndo apressada para irrigar a úbere Cova da Beira, é um exercício que afaga os sentidos.

Ali há pedras que contam histórias, casas que escondem segredos, cozinhas que deram fama a tantas iguarias regionais.

Hoje, "As receitas que contam histórias", projeto que em boa hora retirou do esquecimento alguns dos pratos mais tradicionais, graças a um trabalho laborioso de investigação, avivaram a memória gastronómica das Aldeias Históricas; estabeleceram a ligação ao local e às pessoas, um património cada vez mais raro no Interior esquecido.

A Pedra Nova, em Castelo Novo, é uma casa de turismo de aldeia, onde mediante reserva - mínimo duas pessoas - com 24 horas de antecedência, é possível saborear uma ementa que não se pretende seja mera figura do passado.

À mesa confortável sala chega o couvert - pão de centeio de Alpedrinha, azeite regional, queijo de cabra, azeitonas e "picas" de S. Brás, típicas da merenda do dia daquele santo.

A "malha de centeio", exigia vigor físico e o bacalhau frito; abóbora frita, peixinhos da horta, ovos verdes e pastéis de bacalhau ajudavam a retemperar forças.
Após a entrada, a sopa de feijão pequeno, com cebola, alho e feijão frade antecede o prato principal, outrora cozinhado nos dias de festa: arroz tostado, feito na água da cozedura da galinha. Vai ao forno a tostar; é servido com esparregado de legumes da época.

Para sobremesa, tigelada confecionada com leite de cabra. A terminar, a gulodice: pastéis de chila ou gila.

Há outros pratos, entre os quais bacalhau com broa, que leva couve e cebola caramelizada; lombo de porco com legumes salteados; peito de frango recheado com alheira; pernil de porco assado.

Para terminar, sobremesas de fabrico caseiro: arroz doce das Beiras, confecionado sem ovos; leite creme com puré de abóbora e mousse de chocolate com laranja.

Harmonização perfeita com vinhos DOC da Beira Interior.

Pedra Nova, na aldeia histórica de Castelo Novo, perto do Fundão.

Localização: Castelo novo (Fundão)

Contacto: 933 299 950

GPS: 40.07830 N; -7.49667 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de