- Comentar
A Apúlia, praia famosa pelo elevado teor de iodo, deve o nome, segundo algumas teorias, às legiões romanas que, ali chegadas, depararam com construções semelhantes aos trulli, edificações em pedra e de telhado cónico, existentes na italiana Apúlia.
E assim ficou o nome da povoação nortenha, conhecida pelos sargaceiros que varriam o areal na apanha do sargaço, a alga marinha de crescimento rápido aproveitada para fertilizar os campos.
Dessa tradição resta pouco mais que a recordação desses tempos e a memória de sete moinhos e uma azenha hidráulica, que existiram no lugar de Areia, daquela freguesia do concelho de Esposende.
Hoje em dia, o restaurante Salitra é um cartaz daquele lugar. Peixe e mariscos dominam a lista da casa de ambiente descontraído, e onde a grelha é elemento destacado do espaço onde reina a informalidade.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Peixe e marisco no Salitra
Uma esplanada envidraçada duplica a capacidade da sala interior.
Para começar, há mexilhão com gambas; polvo e chouriço servidos em pratinhos; gambas salteadas ou grelhadas; pimentos de Padrón; amêijoas.
No reino marisqueiro, a sapateira recheada tem tradição na casa, navalheiras e camarão da costa são outras opções neste capítulo.
O arroz de marisco, muito apreciado pela clientela deste restaurante, é de algum modo, uma especialidade da casa.
Na lista, destaca-se a espetada de polvo com vieiras; aliás, pouco comum. Mais habitual, a de lulas com gambas.
O arroz de tamboril e o polvo grelhado acentuam os sabores marinhos predominantes neste restaurante, onde também e apresenta como opção o bacalhau à Salitra.
O peixe fresco, mediante a disponibilidade diária, tem como destino a grelha. Robalo, pregado, dourada, sardinha são as espécies mais habituais.
Apreciou-se um filete de robalo grelhado acompanhado com legumes, que satisfez pela frescura do peixe.

© António Catarino/TSF
A oferta em termos de pratos de carne é reduzida, limitando-se a costelinha com arroz de feijão; posta à Salitra; trinchada grelhada e costeletão.
Para os peregrinos do Caminho de Santiago, na rota de Compostela pela costa, há um menu especial.
Sobremesas variadas.
Garrafeira suficiente. Serviço simpático. Restaurante Salitra, na Apúlia.
Onde fica?
Localização; Areia, Apúlia (Esposende)
Contacto : 253 102 995
GPS : 41.48264 N ; -8.77590 W