TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Quinta do Giz: comida de tacho com sabor a mar

A dois passos da lagoa de Santo André, as enguias são uma especialidade da região, mas da cozinha da Quinta do Giz também sai a apreciada comida de tacho.

No litoral alentejano, em particular na extensa faixa de areia que se estende de Troia até Sines, a lagoa de Santo André é um dos pontos de maior beleza. Ali é possível, percorrendo poucas dezenas de metros, dar um mergulho na água doce e calma para tirar o sal de um banho no mar, mais revolto e por vezes colérico.

Como naquele dia de janeiro de 1963 em que irrompeu, violento e mortífero para arrebatar a vida a 17 pescadores apanhados por uma onda gigante.

Memórias do passado que contrastam com a placidez que reina por aqueles lados.

A lagoa e a vasta área circundante são consideradas reserva natural, estatuto que torna aliciante uma caminhada e permite observar, aqui e ali, muita da avifauna da região.

O areal a perde vista transmite uma sensação de infinidade a esta parte da nossa orla costeira, onde o azul pinta o horizonte e sol desaparece em tons fortes e alaranjados ao final do dia.

Mais para o interior, Vila Nova de Santo André é uma mancha urbana, de características modernas e desfasadas da arquitetura tradicional alentejana e que ganhou dimensão com a construção do complexo industrial de Sines.

Nas redondezas, mais concretamente em Cavaleiros da Madina, curiosa designação, o restaurante Quinta do Giz é conhecido pelas enguias e pela confeção dos produtos que vêm do mar.

Espaço interior agradável, atmosfera rústica, comodidade caracterizam a sala. No exterior, uma esplanada coberta permite maior lotação no restaurante onde camarão e percebes podem abrilhantar o capítulo inicial.

Na lista, destacam-se os peixes frescos, vindos do mar ali tão perto. A grelha é, regra geral, o destino de várias espécies - robalo, sargo, linguado, rodovalho - mas há outras escolhas.

Cataplana de marisco, massada de tamboril e arroz de lingueirão são três sugestões que fazem crescer água na boca.

As enguias, que justificam festival gastronómico anual , são confecionadas de várias maneiras: em caldeirada, fritas, grelhadas ou em ensopado, particularmente apreciado.

Nos pratos do dia, podem surgir outro tipo de propostas: cachaço de porco na forno com batatinhas e ervas aromáticas; aba de vitela estufadas ou cozido à portuguesa.

Na doçaria, sericaia e pudim de ovos estão em plano de destaque.

Garrafeira suficiente. Serviço simpático. Restaurante Quinta do Giz, em Vila Nova de Santo André.

Localização: Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém)

Telef.: 269 751 426

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados