- Comentar
No litoral alentejano, em particular na extensa faixa de areia que se estende de Troia até Sines, a lagoa de Santo André é um dos pontos de maior beleza. Ali é possível, percorrendo poucas dezenas de metros, dar um mergulho na água doce e calma para tirar o sal de um banho no mar, mais revolto e por vezes colérico.
Como naquele dia de janeiro de 1963 em que irrompeu, violento e mortífero para arrebatar a vida a 17 pescadores apanhados por uma onda gigante.
Memórias do passado que contrastam com a placidez que reina por aqueles lados.
A lagoa e a vasta área circundante são consideradas reserva natural, estatuto que torna aliciante uma caminhada e permite observar, aqui e ali, muita da avifauna da região.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O areal a perde vista transmite uma sensação de infinidade a esta parte da nossa orla costeira, onde o azul pinta o horizonte e sol desaparece em tons fortes e alaranjados ao final do dia.
Mais para o interior, Vila Nova de Santo André é uma mancha urbana, de características modernas e desfasadas da arquitetura tradicional alentejana e que ganhou dimensão com a construção do complexo industrial de Sines.
Nas redondezas, mais concretamente em Cavaleiros da Madina, curiosa designação, o restaurante Quinta do Giz é conhecido pelas enguias e pela confeção dos produtos que vêm do mar.

Restaurante Quinta do Giz
© Facebook/Restaurante Quinta do Giz
Espaço interior agradável, atmosfera rústica, comodidade caracterizam a sala. No exterior, uma esplanada coberta permite maior lotação no restaurante onde camarão e percebes podem abrilhantar o capítulo inicial.
Na lista, destacam-se os peixes frescos, vindos do mar ali tão perto. A grelha é, regra geral, o destino de várias espécies - robalo, sargo, linguado, rodovalho - mas há outras escolhas.
Cataplana de marisco, massada de tamboril e arroz de lingueirão são três sugestões que fazem crescer água na boca.
As enguias, que justificam festival gastronómico anual , são confecionadas de várias maneiras: em caldeirada, fritas, grelhadas ou em ensopado, particularmente apreciado.
Nos pratos do dia, podem surgir outro tipo de propostas: cachaço de porco na forno com batatinhas e ervas aromáticas; aba de vitela estufadas ou cozido à portuguesa.
Na doçaria, sericaia e pudim de ovos estão em plano de destaque.
Garrafeira suficiente. Serviço simpático. Restaurante Quinta do Giz, em Vila Nova de Santo André.
Localização: Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém)
Telef.: 269 751 426