TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Rabino´s no Escoural

Os caminhos para alcançar Santiago são muitos. Neste caso, há vários para chegar ao Escoural, mas através da Estrada Nacional 2, é fácil, pouco mais de uma dúzia de quilómetros andados a sul de Montemor-o-Novo

A origem da povoação está ligada à Ordem de Santiago, que construiu uma capela naquela localidade, situada entre os arredondados cabeços da alentejana serra de Monfurado.

Cartaz turístico local com grande projeção é a famosa gruta de arte rupestre do Paleolítico, única na Europa, e que foi descoberta, acidentalmente, em Abril de 1963, após explosão numa pedreira.

As visitas são limitadas e requerem prévia marcação no centro interpretativo, à margem daquela mítica estrada, que atravessa Santiago do Escoural.

No domínio gastronómico, um restaurante pequeno na dimensão, mas grande na qualidade, quase passa despercebido a quem percorre a empedrada artéria principal. Junto ao semáforo, o café-restaurante Rabino"s justifica pausa na viagem.

Espaço acanhado, dividido por duas salas: café com balcão à direita e pela sala interior, com decoração à base de motivos regionais. Ambiente familiar.

Nas entradas, sem dúvida tentadoras, referência para cogumelos, favas, ovos de codorniz, pratinho com presunto e, com presença mais irregular, o coelho à S. Cristóvão.

Um dos ex-líbris da casa - grelhada mista -- justificou em absoluto o epíteto: carne muito tenra e saborosíssima - acompanhada com migas de espargos.

Em idêntico patamar de qualidade, estão mais duas opções: maminha com ananás e tornedó de vaca grelhado.

A açorda de camarão é opção a ter em conta a par do choco frito, muito tenro e saboroso, com fritura no ponto, e da caldeirada de bacalhau.

Outras propostas habituais, burras no forno; medalhões de lombo temperados com pimentão; supremos de borrego, lombinhos e lagartos grelhados.

Para terminar, encharcada ou pera bêbeda entre outras sugestões,

Garrafeira adequada, com referências regionais em maioria neste restaurante que surpreendeu pela qualidade da culinária e preços sensatos,

Rabino"s em Santiago do Escoural.

Localização: Santiago do Escoural (Montemor-o-Novo)

Contacto: 266 857 023

GPS: 38.54244 N ; -8.16807 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de