TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Rotunda com sabor a mar

A praia de Pedrógão, única estância balnear do concelho de Leiria, deve o nome a um afloramento rochoso a sul do areal onde, em tempos, o rio Lis abraçava o oceano.

Para lá chegar, seguimos pela Estrada Atlântica, que atravessa um cenário desolador: troncos calcinados, extensa área de terreno por limpar. Um rasto de destruição deixado pelo pavoroso incêndio de 2017. Desde então, na Mata Nacional de Pedrógão, fica a sensação de pouco - ou nada - ter mudado.

Ao lado da fita negra de asfalto, que vence o cordão dunar, a caminho do mar, destaca-se o tom avermelhado da ciclovia, que segue paralela e passa ao lado da lagoa da Ervideira, um dos locais de recreio mais procurados.

Na praia de areia fina, já não estão varados os barcos da arte xávega, a pesca artesanal que foi sustento de muitas famílias em tempos idos.

Uma dessas embarcações tradicionais já não desafia as ondas do Atlântico: está colocada na rotunda do extremo sul da marginal; dá as boas-vindas ao visitante e faz recordar tempos de outras campanhas.

Mesmo em frente, o restaurante Rotunda Mar apresenta uma ementa baseada em peixe fresco.

O espaço, ampliado pela esplanada resguarda da nortada, é funcional e sem grandes atributos em termos de decoração.

No expositor frigorifico, ao fundo da sala e ao lado do balcão, vários exemplares comprovam a essência da lista.

O peixe grelhado - robalo (para duas pessoas); corvina; garoupa; dourada, chocos ou salmão - é uma das opções.

Em alternativa, há garoupa e corvina cozidas e, na época, sardinhas assadas.

Mediante encomenda, saboreámos uma cabeça de garoupa grelhada, acompanhada com arroz de grelos e legumes cozidos. A frescura do peixe e o bom trabalho na grelha justificaram boa nota a este verdadeiro petisco.

O peixe ao sal e a caldeirada, confecionada todos os dias no verão e, ao domingo, nos restantes meses ou por encomenda, são especialidades deste restaurante liderado por Vítor Santos há mais de três décadas.

Os grelhados também predominam nas escolhas cárnicas: bife de vaca; costeleta de vaca; rosbife e costeletas de porco são opções.

Sobremesas triviais.

Carta de vinhos suficiente. Serviço a melhorar neste restaurante onde o peixe é maioritário na lista.

Rotunda Mar na praia de Pedrógão.

Localização: Praia do Pedrógão (Leiria)

Contacto : 244 691 118 ; 927 595 215

GPS: 39.91830 N ; -8.95328 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de