- Comentar
O enoturismo e a gastronomia ganham expressão num cenário magnânimo, que se abre a perder de vista. Aguarela única, pincelada pela sensibilidade de cada um, estimulada para a fruição da paisagem, que torna o olhar evasivo.
Alcandorada entre vinhedos, a Quinta Nova de Nossa Sr.ª do Carmo é um local sublime para apreciar a essência do Douro em toda a dimensão de gigante rude e altivo.
O rio corre, mansinho, lá em baixo.
A partir do cais frente à Casa dos Peixinhos, no troço da Nacional 222 distinguido a nível internacional, é possível efetuar, mediante marcação, a travessia no «Senhora do Carmo», o barco da Rivus, empresa que proporciona vários tipos de rotas e experiências.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O comboio é outra opção para chegar ao Ferrão, através da linha férrea do Douro, com um traçado de grande beleza, mas subaproveitada em termos turísticos.
A estação fica no sopé da cascata de socalcos que se elevam até à quinta com uma história de dois séculos e meio e que, para além de hotel e de enoturismo, com múltiplas atividades, visitas e provas, é um destino gastronómico.
O restaurante Conceitus , aberto, todos os dias, ao público em geral, constitui outro motivo de atração da Quinta Nova, onde existe um interessante e atraente espaço museológico.
A carta do restaurante, com uma cozinha liderada pelo jovem chef duriense André Carvalho e onde os pratos são pensados para a harmonia com o vinhos, apresenta menus com três e cinco momentos. Nesta última opção, é aconselhável a pré-reserva.
A promoção e valorização dos produtos da região - a broa de Covas do Douro, é saboroso exemplo - é um desígnio do chefe, autor de sugestivas boas-vindas: uma tábua com manteiga de ervas aromáticas; panna cotta de cogumelos; folhado de leitão e salada de queijo fresco, azeitona e pimento.
Para acompanhar, o Rosé Colheita 2018 do portefólio da casa, que produz anualmente 600 mil garrafas.
Para começar, a escolha recaiu no crocante de codorniz com cogumelos silvestres. Muito agradável e equilibrado. Harmonia bem conseguida com o Grainha 2017, um branco
Neste capítulo, outras alternativas: creme de espargos e pinhões; mil folhas de sardinha; terrine de leitão com crocante de batata doce.
Como prato principal, seguindo o alinhamento do menu 3 momentos, o carré de borrego e puré de batata doce foi o eleito. Excelente a harmonia com Grande Reserva 2016, um tinto poderoso, aromático e persistente na boca.
A aposta neste prato, um dos mais solicitados, revelou-se excelente, pelo bom labor culinário a enobrecer matéria-prima de qualidade.
Robalo corado com ravioli de amêijoa; rodovalho corado, crosta de cogumelos e puré trufado; lombinho de vitela e risotto de beterraba completam este capítulo.
Para o final, o pão de ló húmido com gelado de vinho do Porto apresentou-se à altura.

Sobremesa apresentada no restaurante Conceitus
© António Catarino
A terminar, seleção de queijos nacionais, que pode ser degustada com vinhos comprados noutros locais. A chamada taxa de rolha não é cobrada neste restaurante de adega com uma cozinha que merece elogios e uma tão sublime, quanto extasiante envolvência.
Pela tradição encaixada na contemporaneidade e nível do serviço. Conceitus
De qualidade, na Quinta Nova, em Covas do Douro, Sabrosa.
Localização: Covas do Douro (Sabrosa)
Telef.: 254 730 430; 969 860 056
GPS
Latitude: 41º 09" 42,88"" N
Longitude: 07º 35" 44,59"" W