TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Ti Mélia no pequeno Tibete português

Uma das muitas aldeias do Parque Nacional Peneda-Gerês tem um estatuto especial: a Paisagem Natural envolvente é Monumento Nacional.

Os socalcos que a força humana moldou ao longo de séculos e onde a povoação de Sistelo está encaixada de modo harmonioso, ditaram a classificação de Sítio de Interesse Nacional à localidade do concelho de Arcos de Valdevez.

Os terraços construídos com a força braçal dos obstinados habitantes foram a solução para conquistar espaço plano nas íngremes encostas da serra da Peneda e aloi praticar uma agricultura de subsistência.

Para irrigar as parcelas de terreno, idealizaram um engenhoso sistema de regadio e criaram "escadas" de acesso vertical. Uma maravilha que deslumbra quem chega ao pequeno Tibete português.

Assim é conhecido o Sistelo, debruçado sobre as águas pressurosas do rio Vez. A ecovia e os passadiços tornam muito agradável uma caminhada com final no centro da aldeia, onde se destaca, entre espigueiros e casas construídas em granito, o chamado Castelo de Sistelo.

Contruído em meados do século XIX, foi obra de um natural da aldeia regressado do Brasil e a quem foi outorgado o título de 1.º Visconde de Sistelo. Conserva uma aura misteriosa, adensada pelo jazigo neogótico.

Ao lado da igreja, o espaço onde durante anos teve porta aberta a taberna e mercearia de Amélia Afonso, ganhou outra vida. Os petiscos e pratos regionais são a base da lista da Tasquinha Ti Mélia, restaurante com agradável esplanada e uma matriz regional, à moda do Minho.

Pataniscas, bolinhos de bacalhau, panados, tábuas com enchidos, queijos ou presuntos são um capítulo do reduzido número de pratos expressos na lista. Mediante encomenda, há mais opções neste restaurante rústico, om pratos em barro sobre as mesas e malgas para beber o típico vinho verde tinto.

A carne de cachena, raça bovina autóctone, é rainha. Macia e saborosa, com certificação DOP (Denominação de Origem Protegida).

Bem grelhada, tem como acompanhamento o arroz de feijão tarrestre, outro produto local de qualidade. servido em pote de ferro.

A alternativa é bacalhau frito acompanhado com arroz de tomate.

Por reserva, é possível saborear cozido à portuguesa; arroz de cabidela ou cabrito no forno, neste caso, para seis pessoas.

Nas sobremesas, referência para a doçaria local: charutos e bolo de discos. Outras escolhas: pudim de laranja, aletria e arroz doce.

Na garrafeira, destacam-se os vinhos verdes da região. Serviço muito simpático.

Tasquinha Ti Mélia, no Sistelo, uma vintena de quilómetros a norte de Arcos de Valdevez.

Localização: Sistelo (Arcos de Valdevez)

Contacto: 967 516 796

GPS : 41.97405 N ; -8.37371 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de