TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Um cais onde apetece voltar

O Tejo é companheiro inseparável de Alhandra, tão forte se mantém a ligação da antiga sede de concelho ao rio, onde o valoroso Baptista Pereira - recordista mundial da travessia, a nado, do Canal da Mancha e do estreito de Gibraltar - deu as primeiras braçadas e Soeiro Pereira Gomes se inspirou para escrever Esteiros, o romance dos anos 40 do século XX, uma obra-prima do neorrealismo.

No museu de Alhandra, merecedor de visita, há espaços dedicados aquelas duas relevantes figuras locais na casa de um nome grande da medicina portuguesa: Sousa Martins.

A casa do ilustre médico e professor, localizada na zona ribeirinha, é desde 1985 o museu da localidade onde março é mês do sável.

A iniciativa é do município de Vila Franca de Xira e regista, este ano, 28 restaurantes aderentes. Condição: apresentar na ementa sável frito com açorda de ovas.

Por agora, é tempo de VOLTAR AO CAIS, um espaço à beira Tejo, em tempos armazém de arroz e desde há década e meia um restaurante moderno, confortável e com esplanada, onde aquele prato figura na lista.

O receituário tradicional serve de base a uma cozinha honesta, feita com recurso a bons produtos.

A sopa de peixe é proposta saborosa para começo de função, mas nas entradas há pasta de camarão; peixinhos da horta; ovos rotos de farinheira, espinafres e maionese de alho assado ou um queijo de cabra fresco.

O emblemático sável frito acompanhado pela açorda de ovas que chega à mesa num tacho é proposta sazonal, capítulo em que figuram as enguias fritas com arroz de tomate malandrinho ou em ensopado.

As propostas com sabor marinho podem incluir tranche de pargo lacada com feijoada de marisco ou de robalo na rede com açafrão e berbigão.

Ainda neste capítulo, destaque para o lombo de bacalhau com arroz de caras e ovo a baixa temperatura e para o polvo frito com puré de batata-doce, que também figura na lista,

Nas carnes, destacam-se o folhado de perdiz com açorda de cogumelos e os pastéis de massa tenra - tão raros hoje em dia na restauração nacional - com risoto de grelos.

Com outra substância, o lombo de touro à portuguesa, acolitado por ovo, batata frita e puré de cebola.

Para adoçar o palato, em final de saborosa refeição, um pudim de coco com polpa de maracujá.

Boa carta de vinhos.

Serviço simpático.

Um somatório de boas razões para VOLTAR AO CAIS. Em Alhandra.

Onde fica?

Localização. Alhandra (V. F. de Xira)

Contacto: 219 512 373

GPS: 38.927119 N ; -8 999905 W

CONSULTE AQUI TODAS AS EDIÇÕES DO TSF À MESA

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de