TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Um pátio na foz do Mira

Uma das praias mais conhecidas e frequentadas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina é Vila Nova de Milfontes, antiga sede de concelho.

Um estatuto outorgado logo após a fundação da localidade, no ano de 1496, em pleno reinado de D. João II e só alterado 350 anos depois, na primeira metade do século XIX.

A situação da atual freguesia do concelho de Odemira, na foz do rio Mira, colocava Vila Nova de Milfontes como alvo preferido dos piratas oriundos de Marrocos. Tais investidas beligerantes levaram à construção, no século XVI, do forte de S. Clemente, vulgarmente conhecido por "castelo". É o ex-libris da famosa praia onde há um local de boa mesa, que conjuga os sabores oceânicos e campestres.

É o restaurante Pátio Alentejano, na rua do Pinhal, conhecido pelas doses bem servidas e que refletem uma cozinha sóbria.

Dois espaços distintos, de ambiente descontraído, acomodam os comensais: a sala de entrada, de ambiente mais clássico, e o interior, que serviu de inspiração para dar nome à casa.

É um pátio desafogado, preenchido com mesas em madeira e bancos corridos, chão em ladrilho e muita funcionalidade.

O espaço está, regra geral, com lotação preenchida. A relação preço-qualidade é fator de atração, em especial na época balnear.

A ementa do dia é a mais variada e depende do que surgir no mercado e na lota.

As sugestões podem incluir abrótea frita com arroz de feijão; uma excelente feijoada de búzios ou de lulas; choco com ervilhas; caldeirada ou arroz de safio; polvo em molho de tomate.

A grelha é outra valência deste restaurante e por ela passam belos exemplares, cheios de frescura: sargo; cantaril; mero; linguado; bica; peixe-espada preto, dourada e as populares sardinhas.

O bacalhau, nomeadamente à casa, integra as propostas da lista, que incluem pratos de carne nas opções diárias: vitela no tacho; lombinhos de porco com castanhas; cabidela de galinha com batata.

As tradicionais migas com carne de porco podem ser eventual alternativa, a exemplo das favas com entrecosto e da feijoada de coelho.

A doçaria alentejana abrilhanta o capítulo de sobremesas. Garrafeira suficiente, com destaque para os vinhos da região. Serviço simpático no Pátio Alentejano, em Vila Nova de Milfontes.

Localização: Vila Nova de Milfontes (Odemira)

Contacto: 283 997 164

GPS: 37.72751 N ; -8.77966 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de