TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Valentina's com identidade jovem

O regresso da onda turística ao centro da cidade Invicta trouxe de volta a animação e o bulício que o Porto conhecera antes da pandemia.

Em plena baixa da capital nortenha, a praça Carlos Alberto e artérias adjacentes são das mais frequentadas por gente jovem, movimentação essa que proporciona um ambiente muito particular.

Uma das referências daquela zona é o Auditório Nacional Carlos Alberto, inaugurado em 2003, no seguimento de obras de remodelação do velho Teatro, que abriu portas em 1897, após a transformação do palacete do Barão do Valado. Ali esteve alojado o monarca italiano Carlos Alberto, que escolheu a Invicta para exílio.

Mesmo em frente da entrada do Auditório, na rua das Oliveiras, abriu, há menos de um ano, o restaurante Valentina´s, integrado em moderna unidade hoteleira.

Decoração irreverente; sapatilhas pendentes do teto de cada um dos 70 quartos; um quadro negro com fórmulas invertidas e uma piscina que é... uma obra de arte! Trata-se de uma escultura de Luís Vidal, que concebeu para o hotel Chic & Basic Gravity, uma piscina dobrada; metade está na vertical!

O restaurante - o primeiro do grupo Isabella's aberto fora de Espanha - insere-se nessa onda descontraída e leve para fruir o espaço e partilhar, à mesa, sabores da cozinha mediterrânica.

É um espaço com identidade própria e uma lista com inúmeras opções para partilhar, grande parte refletindo ligação à cozinha italiana mais ligeira.

Nas entradas, referência para a sopa de tomate com ovo a baixa temperatura e massa de pizza; lulas fritas com maionese de tinta de choco; salada de camarão com canónigos, abacate e tomate.

Excelente o presunto ibérico; saborosos os croquetes de Gorgonzola; a beringela à la parmigiana e a salada César com frango.

Nos pratos ditos principais, nota elevada, pela qualidade da carne, tenra e muito saborosa, para o lombo Café de Paris, a revelar boa confeção.

Provou-se ainda o risotto de ceps, que satisfez.

Neste capítulo, menção para a milanesa com ovo a baixa temperatura e para a tagliata de lombo com queijo parmesão.

Para duas pessoas, há arroz cremoso de gambas; escolha singular, salmão com puré de batata-doce e cebolinho.

As alternativas passam pela escolha de pizzas e pastas.

Nas sobremesas, destaque para o brownie de chocolate com gelado de baunilha e para o cheesecake com gelado de framboesa.

Boa seleção de vinhos, criteriosa e abrangendo várias regiões. Serviço simpático e rápido neste restaurante vocacionado para uma clientela cosmopolita e, em certa medida, mais jovem. É a identidade do restaurante Valentina's, no Porto.

Localização: Porto

Contacto: 229 766 740

GPS: 41.14925 N ; -8.61497 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de