TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

A puberdade precoce

A puberdade precoce atinge 2% das crianças, mas é dez vezes mais frequente no sexo feminino. Neste TSF Pais e Filhos a médica Carla Costa revela como identificar este problema na saúde infantil.

A puberdade caracteriza-se pelo aparecimento de sinais de puberdade antes das idades em que é comum que apareçam. No caso das meninas, antes dos 8 anos e no caso rapazes antes dos 9 anos.

A endocrinologista Carla Costa afirma que é possível detetar se a criança está a passar por um processo de puberdade precoce, basta estar atento aos sinais.

Nas meninas o primeiro evento puberal é tipicamente "o aparecimento de pelos públicos e o desenvolvimento mamário, e nos rapazes é tipicamente o aumento do volume testicular", revela a médica.

A puberdade precoce atinge 2% das crianças, mas é dez vezes mais frequente acontecer nas raparigas.

Há vários fatores que contribuem para uma puberdade precoce, como é o caso da obesidade. Quanto às consequências, uma das principais preocupações dos médicos tem a ver com a possível interrupção do natural crescimento das crianças, o tratamento depende do diagnóstico e do apuramento das causas.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de