TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

As bebidas vegetais são boas para as crianças?

A nutricionista Ana Leonor Perdigão sublinha que o leite e as bebidas vegetais não são nutricionalmente equivalentes, por isso há que ter atenção.

"Leite e bebidas vegetais não são mesmo equivalentes embora nos pareça. Atualmente, embora haja muita discussão à volta do leite e sobre se de facto precisamos continuar a beber leite, as recomendações oficiais continuam a falar do leite animal ou seus derivados como fundamentais durante toda a vida e muito importantes na fase de crescimento e de desenvolvimento", começa por dizer Ana Leonor Perdigão.

A nutricionista sublinha que a proteína do leite é essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes das crianças, mas também para o desenvolvimento muscular. Por essa razão recomenda a consulta de um especialista quando há interesse ou vontade de substituir o leite animal por uma bebida vegetal.

"É preciso perceber se os nutrientes que o leite animal nos oferece estão ou não presentes nas bebidas vegetais, porque elas são muito diversas, as opções são muitas. Temos bebidas vegetais que não têm açucares adicionados e temos bebidas vegetais que estão cheias de açúcares adicionado. O açúcar que está presente no leite é a lactose, tem as suas calorias porque todos os açucares têm calorias, mas sem acompanhamento de um nutricionista ou de um profissional de saúde, um pediatra, por exemplo, deve manter-se a recomendação que é leite animal, ou iogurte."

Ana Leonor Perdigão lembra que a atual roda dos alimentos ainda não prevê a opção das bebidas vegetais. "Ainda não há um consenso, mas equivalentes não são com certeza", remata.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de