TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

As crianças precisam de saber o que está a acontecer

As crianças precisam de saber o que está a acontecer. A psicóloga Raquel Raimundo defende que é preciso falar com as crianças de forma clara e tranquilizadora sobre a pandemia da covid-19.

Apesar de o dia-a-dia ser vivido com alguma incerteza, a psicóloga Raquel Raimundo considera que é de extrema importância explicar às crianças o que se está a passar.


Os termos técnicos como "covid-19 "ou "novo coronavírus" não são fáceis por isso, a psicóloga aconselha os pais a recorrerem à internet.


"Há jogos, vídeos e guias disponíveis online na página da Ordem dos Psicólogos Portugueses a explicar a importância das medidas de distanciamento social e de isolamento", exemplifica a psicóloga.


Também a Organização Mundial de Saúde opta por "divulgar documentos dirigidos às crianças que poderão ser uma ajuda para os pais" explicarem em que fase nos encontramos.


Raquel Raimundo considera indispensável serem os pais a explicarem aos filhos o que é , afinal, a pandemia que os obriga a ficar em isolamento. Porém, "é preciso explicar tudo de forma tranquilizadora sobre o que pode acontecer caso um familiar ou até mesmo a própria criança se começar a sentir mal", alerta a psicóloga.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de