TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Brincar é coisa séria!

É a convicção da psicóloga clínica Sónia Gaudêncio que sublinha os benefícios das brincadeiras.

"Seja ao ar livre, seja em espaço fechado (brincar) é essencial. Costumo dizer que brincar é uma coisa séria e deve ser encarado como uma coisa séria. Não só pela diversão em si, pelo potenciar de um espaço de lazer e pela sensação de prazer que influencia o bem-estar psicológico, mas também porque desenvolve outras competências socioemocionais", afirma a psicóloga.

As brincadeiras ajudam a promover a empatia, a criatividade e a imaginação. A brincar as crianças aprendem a aceitar as diferenças, a partilhar, a resolver problemas. "A brincar até se aprende também coisas mais sérias como competências como a pré-alfabetização que muitas vezes no pré-escolar se trabalha a brincar."

Tendo em conta todas as competências que o brincar promove, Sónia Gaudêncio lamenta que as crianças brinquem cada vez menos. "Elas têm atividades extracurriculares em que muitas vezes até estão incluídos desportos, mas são coisas estruturadas, não é o brincar livremente, que também é importante que tenham", sublinha.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de