TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Como ajudar as crianças a lidar com a ansiedade neste regresso às aulas?

O regresso às aulas potencia o aumento dos níveis de ansiedade sobretudo em tempo de pandemia, mas há estratégias para minimizar o impacto desta agitação interior gerada por uma ameaça.

Célia Oliveira, psicóloga especializada em psicologia da educação, antecipa comportamentos nervosos neste regresso ao contacto com a escola, quase meio ano depois de uma separação forçada.

No entanto, assegura que na maioria dos casos há formas de apaziguar a ansiedade.

"A forma como nós vemos as nossas figuras de referência a gerir as emoções é muito determinante das aprendizagens que nós fazemos para a gestão dessas mesmas emoções", por isso é muito importante dialogar, "falar de forma transparente e aberta sobre o que nos preocupa".

Para a psicóloga Célia Oliveira o contacto entre os pais e a escola é também fundamental para diminuir os níveis de ansiedade

As crianças e as regras na escola

A escola ainda agora começou e já se assistiu nos primeiros dias a alguns ajuntamentos.

A psicóloga Célia Oliveira reconhece que será preciso esperar mais alguns dias para avaliar o cumprimento das regras e a capacidade de adaptação das crianças e jovens à nova realidade. Um processo para o qual a psicóloga Célia
Oliveira recomenda que existam estratégias de consciencialização e de controlo da ansiedade.

"É importante a escola e os pais equacionarem com as crianças e jovens formas de se poderem relacionar, mantendo algum cuidado. O reforço dos técnicos nas escolas pode ter um papel muito significativo especialmente numa altura como esta: em que queremos promover um conjunto de comportamentos e atitudes positivas", afirma Célia Oliveira.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de