TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Como escolher óculos de sol para as crianças

Os óculos de sol são os protetores para os olhos e é importante que filtrem os raios ultravioleta, mas Raul de Sousa, o presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria avisa que a marca CE nem sempre é garantia.

Quem vai comprar óculos escuros para crianças deve certificar-se que os óculos têm realmente filtro. " A lente escura não filtra necessariamente os raios ultravioleta, a lente escura filtra a luz visível", explica Raul de Sousa.

O presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria explica que o filtro UV é um filtro específico que protege os olhos dos raios solares.

Por isso, na hora de comprar, é importante os pais escolherem o sítio onde vão adquirir os óculos. " Os óculos de sol obedecem a normas da União Europeia, mas essa marcação é feita a priori pelo fabricante e é aceite de boa fé, não há ninguém que verifique a priori se aqueles óculos cumprem os requisitos ou não."

Raul de Sousa explica que o ato dos óculos terem a marca CE não significa que os óculos respondam aos mínimos de qualidade. Sem querer assustar os pais, o optometrista recomenda que se escolha um estabelecimento que dê garantias de qualidade.

As lentes dos óculos escuros para crianças devem ter filtro UV próximo dos 100%.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de