TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Devemos forçar as crianças a dar beijinhos?

"Dá um beijinho à mãe, dá um beijinho à avó, dá um beijinho à tia..." Se a criança oferece resistência, não insista. É o conselho da psicóloga Clementina Almeida.

"É muito importante respeitar as crianças, até porque há momentos no desenvolvimento em que eles precisam de sentir que têm algum controlo da realidade, e nós não podemos esperar que uma criança que é obrigada ou induzida a fazer tudo o que nós queremos no futuro venha a ser alguém com muita iniciativa e com muita capacidade de inovação. E se calhar vamos cobrar isso deles quando forem mais velhinhos", afirma a psicóloga Clementina Almeida.

Entre as consequências de não dar liberdade de escolha às crianças está a incapacidade de ter iniciativa própria e de fazer escolhas, o que se pode traduzir em insegurança.

Por tudo isso, Clementina Almeida não tem dúvidas: obrigar a dar beijinhos não é bom. É preciso respeitar a vontade das crianças. Se quiserem dar, dão. Se não quiserem, não dão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de