TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Educação ambiental: pequenos gestos contra o desperdício

Também em matéria ambiental o exemplo vale mais do que as palavras. É a convicção de Eunice Maia. Para a fundadora da primeira loja de comércio a granel de produtos biológicos e concept store zero waste em Portugal há pequenos exemplos que os pais podem dar e que fazem toda a diferença.

"Eu sou professora e sei que tem muito mais impacto eu levar a minha garrafa de água reutilizável para a sala de aula do que eu dizer aos meus alunos: vocês têm de começar a andar com uma garrafa reutilizável". Eunice Maia defende que o exemplo tem mais força porque "existe coerência no gesto".

E que outros gestos os pais podem ter em casa para sensibilizar as crianças? "Nos lanches, usar guardanapos de pano em vez dos descartáveis que não são recicláveis, levar num saquinho de pano, dizer não às palhinhas e envolver os miúdos na elaboração dos seus próprios lanches fazendo barritas ou trufas", sugere Eunice Maia.

Esta professora e fundadora da primeira loja de comércio a granel de produtos biológicos e concept store zero waste em Portugal reconhece que no caso das palhinhas, às vezes, as crianças ficam tristes, mas lembra que já há muitas alternativas. No mercado existem já palhinhas compostáveis, comestíveis ou reutilizáveis.

"Com estes exemplos já é possível eliminar uma quantidade considerável de resíduos", assegura Eunice Maia.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados