TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão

Sonambulismo, terrores nocturnos e outras perturbações do sono

O sonambulismo, os terrores noturnos e o bruxismo, por exemplo, são algumas perturbações do sono que muitas vezes assustam os pais. Geralmente não têm relação com patologias, mas em determinadas situações é importante afastar diagnósticos.

A recomendação é do pediatra Sérgio Neves, Coordenador da Unidade de Pediatria Clínica de St. António que nesta edição alargada do TSF Pais e Filhos explica o que é que se deve fazer nestes casos.

Por exemplo, deve acordar-se a criança quando ela está ter uma crise de sonambulismo? "Basicamente é não acordar bruscamente, a criança está a sonhar e não vai compreender o que está a acontecer". "Quando há situações mais complicadas é fechar as portas, ter cuidado com as janelas, não ter objetos cortantes à mão", aconselha Sérgio Neves que sublinha que apesar de existirem casos mais complicados, normalmente o sonambulismo não é tão elaborado e as crianças não deambulam fora do quarto.

Além das explicações do pediatra, nesta edição do TSF Pais e Filhos vamos conhecer o programa educativo "Brisa nas Escolas" e o projeto "Primeiro a Segurança", um projeto dirigido a alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que quer promover a segurança rodoviária junto dos mais novos.

Sugerimos Também

Ouvir Emissão