TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Hábitos de alimentação saudável

Para combater a obesidade infantil é importante apostar em refeições regulares. Quem o defende é Ana Sofia Vilela, investigadora responsável por um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto que concluiu que comer fora das refeições potencia a obesidade.

Na infância as ceias são dispensáveis. "O nosso estudo sugere que concentrar um maior consumo alimentar ao fim do dia poderá ser prejudicial para o peso das crianças", afirma Ana Sofia Vilela que recomenda que as crianças comecem o dia com um pequeno-almoço equilibrado para conseguirem ter um bom nível de saciedade ao longo do dia. "É fundamental ter um padrão regular e não saltar refeições, a ceia poderá ser uma refeição dispensável nas crianças."

A investigadora sublinha que é importante apostar nas refeições principais. "Pequeno-almoço, almoço e jantar e ir diminuindo as quantidades ao longo do dia, por isso enfoque não deverá ser apenas dado ao pequeno-almoço, que deve de ser equilibrado e variado e incluir laticínios, cereais e derivados e fruta".

Além do respeito pelas refeições, a investigadora recomenda uma boa higiene de sono e a prática de exercício físico regular.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de