TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Ideias para o lanche das crianças

Pedimos à bastonária da Ordem dos Nutricionistas sugestões para o lanche que as crianças levam de casa e Alexandra Bento fez alguns sublinhados. É preciso garantir variedade, ter cuidado com as quantidades de sal e de açúcar e envolver as crianças na hora de preparar o lanche.

"Uma peça de fruta hoje com um pão com queijo. Amanhã poderá ser um leite com umas bolachas simples, ou bolacha de água e sal ou bolacha Maria, na escolha da bolacha atenção cautela com a quantidade de açúcar e de sal, daí a necessidade de saber ler os rótulos. No dia seguinte, um pão com uma compota que fez a avó ou a mãe com um sumo de fruta", sugere a bastonária.

"A escolha deve ser conjunta, entre os pais e as crianças", defende Alexandra Bento para quem é importante envolver as crianças na escolha e na preparação dos alimentos que vão levar para o lanche.

Para a bastonária da Ordem dos Nutricionistas o importante é pôr a imaginação a funcionar para que seja possível ter escolhas diferentes em dias diferentes de acordo com aquilo que as casas das pessoas, por tradição, costumam ter.

Alexandra Bento lembra que em muitas casas é tradição aproveitar a fruta em excesso para fazer compotas ou marmelada, por exemplo. "Estou a falar de produtos alimentares que têm açúcar na sua composição, mas se o nosso dia alimentar não tiver mais açúcar nenhum e preparáramos esta marmelada e estas compotas com um quantidade muito parcimoniosa de açúcar, estamos na mesma a ter saúde, a darmos algum prazer e a fazermos a gestão da nossa economia doméstica".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de