Atelier Sardinha

Estas sardinhas não se querem pequeninas, querem-se grandes de inspiração e talento. Até ao final do mês de junho, aos fins de semana, há ilustradores e artistas a orientar oficinas criativas no Espaço Trindade em Lisboa.

É uma marca das festas de Lisboa. Nos últimos nove anos foram muitos os que arriscaram preencher a silhueta da afamada sardinha. Artistas e amadores encheram-na de vaidade e tantas outras coisas, alguns dos trabalhos do último ano estão expostos no Espaço Trindade em Lisboa. É lá que até ao final dos mês, aos sábados e aos domingos, acontece um atelier para miúdos e graúdos.

Orientado por ilustradores e artistas, este atelier quer dar asas à criatividade e ao talento. Jaime Ferraz, um dos ilustradores convidados conta que a ideia é que cada ilustrador lance um determinado repto aos participantes e a partir daí eles interpretem de forma livre. " Fala-se muito dos limites do humor, mas não existem limites para a sardinha" , assegura Jaime Ferraz.

Rui Belo, o responsável pela exposição 100% sardinha e por estas oficinas conta que este ano foi também feito um desafio às escolas e organizou-se, pela primeira vez, o concurso " Turma da Sardinha". Alguns dos trabalhos dos alunos estão também expostos no Espaço Trindade.

O "pai" das sardinhas das festas de Lisboa, o designer Jorge Silva conta que as sardinhas têm sido um reflexo do meio envolvente e quando há acontecimentos políticos ou sociais importantes isso reflete-se na produção gráfica das sardinhas desse ano. Este ano, por exemplo, a afirmação das mulheres e as alterações climáticas estiveram em destaque e isso vê-se nas sardinhas expostas.

Quando fez a primeira sardinha em 2003, Jorge Silva nunca pensou que a sardinha se democratizasse tanto, nem que ela se transformasse num outro símbolo da cidade de Lisboa. Agora estão todos convidados a explorar a sardinha. Todos os sábados e todos os domingos até ao final de junho há oficinas, às 15h30 e Às 17h30. Entre os ilustradores e artistas convidados estão Nuno Saraiva, Maria Remédio, Tiago Albuquerque e Joana Estrela. Consulte aqui a informação sobre as próximas sessões do Atelier Sardinha.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de