- Comentar
"É comum verificarmos nos dias de hoje que as lancheiras das crianças ainda vão com alimentos com excesso de açúcar e lípidos saturados", lamenta a nutricionista.
Zélia Santos assegura que conjugar fruta com legumes ou com lácteos seria uma melhor opção e deixa algumas sugestões: fruta com palitos de cenoura, tomate cherry ou palitos de aipo ou fruta com iogurte ou com queijo. A nutricionista lembra que existem variadíssimas alternativas no mercado e defende que é importante não desistir mesmo quando as crianças dizem que não gostam de fruta.
"É preciso tentar perceber o que é que a criança não gosta na fruta, se é da textura, se é da cor ou se é do sabor. São variáveis extremamente importantes que tem de ser a família e os cuidadores mais próximos a detetar e a não desistir à primeira tentativa." Zélia Santos lembra que a fruta se pode apresentar de diversas formas e tem diferentes texturas. Por isso, é uma questão de ir experimentando.
Se as crianças começarem a comer alimentos diferentes ou com sabores mais intensos como o aipo, por exemplo, mais tarde não vão estranhar e "não vamos ver futuramente adolescentes com snacks que não são saudáveis".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça aqui o programa TSF Pais e Filhos