TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

"Nós sabemos que tudo passa e isto vai passar também"

A psicóloga Clementina Almeida não tem dúvidas: "Isto vai passar". No entanto, até podermos sair de casa descansados, o recolhimento forçado ainda vai causar muita frustração, principalmente nos adolescentes.

A psicóloga Clementina Almeida está convicta de que a pandemia vai passar eventualmente. Ainda assim, o recolhimento forçado vai causar muita frustração. No futuro, os abraços e o convívio com os outros, irão lentamente apagar a tristeza sentida durante a quarentena.


"Nós sabemos que tudo passa e isto vai passar também. Daqui a umas semanas ou uns meses, a dor que sentimos neste momento não será a mesma quando olharmos para trás, para estes tempos", sublinha Clementina Almeida.



À medida que a epidemia aumenta e a vida como nós a conhecemos parece estar a mudar a cada minuto, os pais tentam lidar com esta nova situação.


Se os adultos têm resistência à mudança, no caso das crianças a clausura em casa vai provocar sentimentos de "insegurança, de incerteza e frustração porque veem as oportunidades de estar com os amigos cancelados".


No caso dos adolescentes, o isolamento é sentido com ainda mais frustração. Clementina Almeida explica que os adolescentes "estão numa fase em que começam a interagir uns com os outros em grande grupo, o cérebro está on fire" por isso, a impossibilidade de não poderem estar com os outros amigos causa um grande impacto.


A psicóloga recorda que as plataformas digitais podem dar uma ajuda a combater a frustração do isolamento, "podemos sempre tirar partido das partes boas da internet para fomentar alguns encontros" virtuais.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de