TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

"O meu diário das emoções"

O livro "O Meu Diário das Emoções", de Catarina Raminhos e Ana Mota Veiga, procura desmistificar as emoções e incentivar as crianças a falar sobre elas.

Tristeza, alegria, raiva, repulsa. Todas estas emoções são difíceis para uma criança gerir. Para tornar os sentimentos mais fáceis de compreender e exteriorizar, Ana Mota Veiga e Catarina Raminhos lançam o livro "O meu Diário das Emoções" onde criaram um cartão de cidadão para as emoções.

Neste cartão, as autoras identificam o nome das emoções, qual a cor que lhe está associada e qual o seu parentesco, por exemplo a alegria é filha da felicidade. O livro esclarece também os sentimentos mais difíceis de classificar, como a surpresa.

A surpresa pode ser boa ou má. Por exemplo, se receberem um presente de que não estão à espera a surpresa é boa, mas se forem na rua e de repente se depararem com um cão que tem um ar assustador a surpresa pode ser má e associar-se ao medo", explica Catarina Raminhos.

Todas as emoções estão ligadas e as cores são uma forma de simplificar e compreender os sentimentos complexos. No entanto, todos são essenciais à vida: os bons e os maus.

Ouça aqui este "TSF Pais e Filhos", um programa de Rita Costa, com sonorização de Miguel Silva

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de