TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

O que determina a retirada de uma criança aos pais?

A juíza Ana Chinita Rodrigues, que faz jurisdição de família e menores, defende que deve ser sempre o superior interesse da criança e geralmente acontece "quando não há nada melhor que se possa fazer pela criança".

Quando se chega à solução limite de retirar uma criança aos pais é porque já não há mais nenhuma solução, explica a juíza. "É por chegarmos ao ponto de concluir em absoluto que há ali um risco enorme, há um risco iminente e há um risco iminente não para a mãe ou para o pai, mas para a criança que é quem nós temos que acautelar".

Considera-se que há um risco iminente quando a vida da criança está em perigo ou há a possibilidade de ela continuar a ser molestada física ou psicologicamente. "Já me passaram pelas mãos situações em que não havia violência física. Às vezes as pessoas não se lembram, mas isto existe. Não há violência física, não há um estalo, não há um espancamento, mas há outras coisas. Coisas que as pessoas podem não pensar, nem imaginar que é, por exemplo, porem as crianças a passar fome ou colocá-las com restrição de sono", revela Ana Chinita Rodrigues.

"Eu espero que as pessoas se lembrem que obviamente os juízes são seres humanos; há melhores e piores como em todas as profissões, mas há uma avaliação muito rigorosa. Não quer dizer que um juiz não possa ficar menos bem porque também é um ser humano e pode não ponderar tudo o que deve ponderar naquele preciso momento quando tem um processo à frente."

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de