TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

O que é preciso assegurar na alimentação das crianças no regresso às aulas?

Variedade e equilíbrio, mas não só. A bastonária da Ordem dos Nutricionistas destaca a importância de apresentar os alimentos às crianças de forma apelativa e lembra que "os olhos também comem".

Para assegurar que os mais pequenos têm uma alimentação saudável, o equilíbrio e a variedade são fundamentais, mas se queremos que eles comam de tudo é importante apostar na apresentação. "É importante que (a alimentação) seja apelativa, visualmente interessante tendo como pano de fundo o equilíbrio e a sustentabilidade".

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas assegura que a forma como os alimentos são apresentados tem influência e é fundamental ter consciência disso, em casa e na escola.

"Podemos construir um dia alimentar que seja tudo o resto, mas que não seja apelativo. Posso lá ter tudo, pode estar muito equilibrado, posso ter todos os nutrientes, posso até ter alimentos que são de proximidade, posso ter absolutamente tudo, mas aquilo que está no meu prato, em cima da minha mesa, não é apelativo, não está preparado de uma maneira interessante, as cores não estão bem equilibradas e o que é que acontece? Olho e não gosto e os olhos, de facto, também comem", afirma Alexandra Bento.

Na opinião da bastonária, a alimentação das crianças deve envolver todos, pais, filhos e comunidade escolar. Os pais devem estar conscientes que a alimentação é importante para a saúde dos filhos, as crianças devem entender a alimentação como um determinante para se sentirem bem e a escola deve ter os necessários mecanismos para assegurar que a alimentação equilibrada está presente em todos os espaços escolares.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados