TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

O seu filho está ao computador? Saiba os cuidados a ter com a visão

Para que tenham os olhos mais protegidos quando estão ao computador, a que distância devem estar do ecrã e qual a luminosidade recomendada? Fizemos a pergunta ao optometrista Raúl de Sousa.

As crianças e jovens devem estar sentados de costas direitas e o monitor do computador deve estar a 50, 60 centímetros de distância. "Se as mãos estiverem no teclado, com os antebraços encostados à borda da mesa, então o monitor estará na posição certa", explica Raúl de Sousa, optometrista e presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

E quanto à luminosidade? "Os monitores devem ter o contraste no máximo e a luminosidade reduzida ao mínimo desde que seja perfeitamente legível o que lá está, não queremos ele demasiado escuro, mas também não o queremos demasiado claro", responde o especialista.

Resumindo: costas direitas, 50 centímetros de distância, luz fraca no computador e contraste no máximo.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de