TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Os pais podem ter dúvidas, mas não as devem expor demasiado

Em causa pode estar o sentimento de segurança que ajuda as crianças a crescerem saudáveis.

É natural que os pais tenham dúvidas e inseguranças, quer pelo excesso de informação, quer pela própria história de vida, mas a psicóloga clínica Laura Sanches aconselha-os a procurarem uma forma de lidar com essas dúvidas sem passá-las demasiado para os filhos.

"Os pais podem ter todas as dúvidas e inseguranças do mundo, mas é importante que essas dúvidas não passem em excesso para a criança", sublinha Laura Sanches.

"Se a dúvida passa demasiado para as crianças elas vão sentir que, de certo modo, os pais não sabem o que é que estão a fazer e, portanto, não podem sentir-se completamente seguras", explica a psicóloga clínica, que sugere aos pais que tenham maior dificuldade em lidar com esta questão que procurem ajuda.

"Procurem apoio para lidar com essas dúvidas, para resolver essas inseguranças sem que isso pese demasiado nos filhos e na educação do dia a dia", aconselha.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de