TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Procurar tranquilidade para tranquilizar os filhos

As notícias não têm sido boas e as preocupações com a saúde mental têm aumentado, mas para conseguirem tranquilizar os filhos, os pais devem procurar alguma tranquilidade para eles próprios. A psicóloga Sónia Gaudêncio deixa alguns conselhos.

"É normal as pessoas sentirem-se tristes, ansiosas, confusas, assustadas, irritadas e até zangadas. O importante aqui é estabelecer rotinas que lhes tragam alguma segurança", afirma Sónia Gaudêncio.

Continuar a falar com amigos e familiares e desabafar sobre o que estão a sentir é fundamental defende a psicóloga que recomenda a manutenção das ligações com a rede de suporte, mesmo que seja à distância. Também importante é "ter escapes, fazer alguma coisa que dê prazer, que relaxe".

Já nos casos em que o descontrolo é grande, Sónia Gaudêncio aconselha o contacto com as linhas de apoio que existem de norte a sul do país. A psicóloga lembra que a Ordem dos Psicólogos conseguiu fazer incluir técnicos de psicologia na linha de Saúde 24.

Pais tranquilos, filhos tranquilos. É nessa lógica que Sónia Gaudêncio sublinha a importância de os pais passarem uma tranquilidade consistente aos filhos. "Nós adultos, nós cuidadores somos modelos deles. Se tentamos passar uma imagem de tranquilidades, mas eles nos veem ansiosos, alarmados, a ter conversas ao telefone que os possam assustar isso vai ser contraproducente", afirma. Devem ser os pais a controlarem-se e a gerir da melhor forma a situação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de