TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Qual é o papel na escola na educação ambiental?

Eunice Maia, professora e fundadora de uma das primeiras lojas desperdício zero em Portugal acredita que às escolas compete dar o exemplo.

"Qual é o papel de uma escola se não o de preparar as pessoas para um futuro em que têm que agir como um agente de mudança?", questiona Eunice Maia. A professora acredita que "quando uma escola adota nem que seja um sinal como acabar com as palhinhas no bar está a mostrar um caminho que faz toda a diferença".

Mas nas escolas ainda se cometem muitos atentados ambientais e Eunice Maia assinala a necessidade de reduzir a produção de resíduos. "Mais importante do que a reciclagem é a prevenção da geração dos resíduos, mas quando estamos na escola estamos obviamente a gerar resíduos e é essencial haver um programa eficiente de separação."

A professora e fundadora da loja "Maria Granel" defende que não é muito difícil dar o passo para uma eficaz separação de resíduos. "Muitas vezes não exige se quer investimento em termos de contentores, podemos reutilizar aquilo que já existe nos nossos recintos, mas é importante que isso aconteça em cada sala de aula e, depois, fora da sala de aula em lugares estratégicos onde sabemos que há muita produção de resíduos como a cantina, o bar ou a sala de professores." É essencial fazer um planeamento estratégico da separação do lixo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de