TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Qual é o regime alimentar mais equilibrado para as crianças?

O pediatra Paulo Oom afirma que desde que exista acompanhamento médico há vários regimes que permitem um bom desenvolvimento, mas defende que o regime mais equilibrado é o regime tradicional.

"O regime mais equilibrado é o regime tradicional. O nosso regime tradicional desde que seja feito com pés e cabeça e sem exageros de açúcar e de sal é um regime adequado e serve a enorme maioria, senão mesmo todas as crianças", afirma Paulo Oom.

O pediatra descansa, no entanto, os pais que optam por outros regimes alimentares. "Regimes mais restritos também são possíveis desde que a criança seja acompanhada pelo pediatra e se faça aquilo que é necessário para que não haja depois défice nenhum, nomeadamente no regime vegetariano ou no regime vegan."

Os regimes alternativos não podem ser seguidos de ânimo leve. O pediatra Paulo Oom admite que a criança pode desenvolver-se bem com regimes alimentares mais restritos (se necessário com alguma suplementação de vitaminas ou minerais), mas avisa que sem aconselhamento médico pode ser perigoso. Os pais não podem pensar que não é preciso levar a criança ao médico ou ao pediatra porque vai correr tudo bem. "Não é assim. Muitas vezes não corre bem", avisa o pediatra.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de