TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

"Quando a linguagem de bebé se prolonga." Atenção aos primeiros sinais de dislexia

Helena Serra, presidente da Associação Portuguesa de Dislexia acredita que uma deteção precoce da dislexia pode minimizar o impacto desta perturbação na aprendizagem e, por isso, dá conta dos sinais a que os pais devem estar atentos.

Os problemas de dislexia começam a manifestar-se geralmente entre os três e os cinco anos e pode ter diferentes graus de gravidade. "Aquela criança que fica até muito tarde a articular mal os sons... É preciso ver isso", começa por explicar Helena Serra.

A presidente da Associação Portuguesa de Dislexia sublinha que quando a linguagem de bebé se prolonga muito, é importante recorrer a uma terapeuta da fala. A criança pode não conseguir articular bem as palavras e andar anos e anos a dizer, por exemplo, "pleto"ou "plimo". "Nalguns casos basta uma boa modelação em família e a criança imita e consegue, mas quando é muito persistente e, sobretudo, muito alargada a perturbação é preciso haver um trabalho de terapeutas".

Mas os primeiros sinais não se resumem à articulação das palavras. " Uma criança com dislexia tem muitas vezes alguma descoordenação não só no aspeto amplo, no seu andar, choca com coisas, é pouco segura nos seus movimentos, mas sobretudo no gesto fino, ou seja, no pegar no lápis com apreensão, mas também no desenvolver do traçado", refere Helena Serra.

Além disso há outro sinal a que é importante estar atento. O poder de escuta. "Pede-se um pequeno recado e a criança parece que não ouviu nada".

Em resumo: "a linguagem, dentro da linguagem os aspetos da fonologia, os sons bem articulados, bem percebidos pelos modelos que lhes damos, a articulação motora, a atenção, a memória e a compreensão auditiva e visual".

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