TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Sapinhos: prevenir, identificar e tratar

Sapinhos ou candidíase oral é uma infeção fúngica comum no primeiro ano de vida. A pediatra Carolina Prelhaz explica-lhe como se previne, como se manifesta e como se trata.

"Manifesta-se pela existência de um ponteado, ou de placas brancas na língua, no interior das bochechas ou no interior dos lábios do bebé que não se consegue tirar, por exemplo, com uma compressa", revela Carolina Prelhaz.

A pediatra explica que os sapinhos podem não apresentar sintomas, mas causar desconforto, irritabilidade ou dor e mesmo dificuldades na alimentação.

O fungo que provoca os sapinhos existe no corpo da mãe e a forma dele passar para o bebé é fácil, por isso, para prevenir uma infeção, Carolina Prelhaz recomenda às mães que lavem bem as mãos e esterilizem com frequência as chupetas, as tetinas e os brinquedos. A pediatra revela que esta é uma forma de diminuir os focos de infeção.

"A infeção é tratada com antifúngicos tópicos que podem ser mais líquidos ou em gel e que são colocados na boca da criança."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de