TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Saúde visual: ler um livro a que distância e com que luz?

Há cuidados que, desde pequenas, as crianças devem adotar para "pouparem" os olhos. Raúl de Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) deixa algumas orientações.

"Os livros devem ser lidos à distância do cotovelo, ou seja, pegar num livro, pousar os antebraços e ler, numa posição de costas direitas, sem estar curvado, nem demasiado perto. A distância que isto coloca o livro dos olhos é à volta dos 40 centímetros", explica Raúl Sousa.

O presidente da APLO sublinha que "qualquer criança que se aproxime demasiado para ler é um sinal indicativo de uma possível miopia" e deve levar os pais a levarem a criança a um optometrista ou a um oftalmologista.

Mas além de manter alguma distância em relação ao livro, é importante ter uma boa iluminação durante a leitura e ir descansando os olhos. "Os nossos olhos precisam de poder levantar de vez em quando do livro e poder descansar para longe. Usa-se uma regra relativamente simples em que se diz que em cada 30 minutos devemos descansar dois minutos a olhar para longe. Há quem simplifique com a regra 20/20, 20 minutos de visão de perto, 20 segundos a olhar para longe."

E olhar para longe é olhar para uma distância de pelo menos cinco metros, explica ainda Raúl de Sousa. "Creio que toda a gente já experimentou ter visão desfocada após passar duas ou três horas em visão de perto e esse é um sinal indicativo de que a pessoa precisa de parar um bocado e simplesmente deixar os olhos olhar para longe, eles relaxam sozinhos."

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados