- Comentar
Há, em particular ao pequeno-almoço, alguma tendência de repetir sempre a mesma refeição. "Se ela não é muito boa num dia, nunca é muito boa porque é sempre igual e temos tantos alimentos disponíveis que não faz sentido repetir pequenos almoços", afirma Ana Leonor Perdigão.
Assim, variar dever ser a primeira regra para o pequeno-almoço. Igualmente importante é incluir sempre três grupos de alimentos: cereais, laticínios e fruta.
Ouça aqui o TSF Pais e Filhos
Pode ser pão, cereais de pequeno-almoço (com pouco açúcar), tostas ou torradas com leite, queijo ou iogurte e fruta. "A fruta é muitas vezes esquecida e é muito importante porque tem água, energia, açúcares naturais e tem muitas vitaminas e fibra", lembra a nutricionista.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Estas são as regras, agora é pôr a criatividade a funcionar e em cada dia encontrar em cada grupo um alimento diferente para conjugar e fazer um pequeno-almoço que agrade, que seja fácil de consumir e que nos dê os nutrientes de que precisamos para um dia em pleno, um dia cheio e preenchido de atividades, no caso das crianças, e muito exigente na maior parte dos casos."