TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa e sonoplastia de Miguel Silva.
De segunda a sexta, às 08h40 e 16h40

Sistema imunitário. Uma maçã por dia nem sabe o bem que fazia... aos miúdos

A maçã ajuda a regular o intestino, reforça o sistema imunitário, e é uma excelente opção para dar aos miúdos. A nutricionista Zélia Santos lembra que, por dia, as crianças devem comer três peças de fruta e uma delas pode ser maçã.

"A maçã é rica em fibra e deve ser consumida bem lavadinha com a casca", afirma Zélia Santos que sublinha que a maçã tem pectínas, um tipo de fibra que diminui a fermentação no intestino.

Além disso, a maçã também é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que se ligam aos radicais livres e vão proteger as células contra agentes agressivos, ou seja, reforça o nosso sistema imunitário.

A nutricionista Zélia Santos recorda que há várias espécies de maçã, com diferentes teores de água e diferentes texturas. "Há umas mais carnudas, outras mais rígidas, outras mais doces, outras mais ácidas o que dá diferentes sensações de paladar." Por isso, se a criança não gostar de maçãs vermelhas ou verdes, pode gostar de uma bravo esmolf, por exemplo. Zélia Santos defende que é importante as crianças experimentarem as diferentes variedades.

Mas a nutricionista deixa outra sugestão: consumir frutas de diferentes maneiras. Por exemplo, agora no outono pode fazer-se uma salada com diferentes tipos de maçã e colocar romã ou frutos vermelhos por cima.

"Até nós adultos devíamos treinar outras formas de consumir fruta", defende Zélia Santos.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados