TSF Pais e Filhos

Como a intuição não chega e eles não nascem com livro de instruções, a TSF propõe um programa para partilhar ideias, conselhos de quem sabe (desde os conselhos técnicos de pediatras e psicólogos, aos conselhos de pais), propostas de lazer, de brincadeiras, de passeios e reportagem. Sem nunca deixar de responder às dúvidas dos pais, vamos também ouvir os filhos. Com coordenação de Rita Costa.
De segunda a sexta, às 08h40, com repetição às 16h40. Edição alargada à terça-feira, às 18h45.

Uma oficina para os pequenos filósofos

Chama-se Oficina do Platão e é uma oficina online para ajudar crianças dos 7 aos 12 anos a exercitarem o seu o pensamento crítico e criativo.

Através de jogos e imagens esta oficina promove o diálogo à volta de simples questões filosóficas. É dinamizada por Joana Rita Sousa, filósofa, mestre em filosofia para crianças e responsável pelo projeto Filocriatividade.

"Parece um bocadinho abstrato de mais, mas a verdade é que partimos de situações concretas, das suas experiências e também de propostas de jogos da minha parte para podermos pensar em conjunto, em grupo", explica Joana Rita Sousa. Os temas vão surgindo de forma muito natural. Joana Rita Sousa dá o exemplo de uma oficina a que deu o nome: "O que aconteceria se mudasses de nome?". "Isto aconteceu precisamente porque as oficinas são online e, por vezes, entramos no Zoom com o nome de outras pessoas e surgiu assim, muito espontaneamente."

"Tens espaço para as memórias todas?" ou "é possível viajar no tempo?" são outros exemplos de perguntas que já motivaram o debate na Oficina do Platão.

Joana Rita Sousa fala de uma experiência muito enriquecedora e revela que as reações têm sido muito positivas. "O feedback que tenho recebido dos pais, das famílias, das mães e dos avós que também inscrevem os mais pequenos tem sido muito positivo", conta. "As crianças acabam por levar, os temas, as conversas, as curiosidades, as perguntas que vamos partilhando entre nós naquele espaço de uma hora para a mesa do jantar em que estão à conversa ou para o momento em que estão a andar todos de carro e é muito generosa da parte das famílias essa partilha".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de