Um dia de cada vez

De novo obrigados a Um Dia de Cada Vez, de que fazemos os dias? A jornalista Teresa Dias Mendes reabre a janela da rádio e dá-nos a ver o modo como se resiste a um novo isolamento.
Para ouvir à quinta-feira, pelas 13h20 e em TSF.PT

Porque conversar é caminhar com palavras

Cultura e saúde mental

Ana Pinto Coelho acaba de ser avó. Pressentimos o sorriso na voz que chega do outro lado da linha.

A distância física não mascara a alegria de um momento tão especial na vida da diretora do Festival Mental. O pequeno Nuno é hoje a estrela que brilha no universo da mulher que teima em sacudir o estigma, e avança para a 5ª edição do festival que ilumina a Saúde Mental. Não há argumentos para desviar o olhar, "não há saúde, sem saúde mental".

"Depende de nós a forma como olhamos para as coisas, há sempre duas perspetivas: uma que pode ser má, e outra que pode ser menos boa ou boa", e assim se vê a teimosia da mulher que é o rosto e a alma dum festival que ganha protagonismo na vida cultural da cidade e que, ano após ano, tem cada vez mais público e mais saúde.

A caminho da 5.ª edição, prevista para maio, Ana Pinto Coelho espera que a sala do Cinema do São Jorge, em Lisboa, volte a ganhar cor e luz e vozes, celebrando o desconfinamento com um cartaz dedicado, este ano, a três temas: depressão, somatizações e eco-ansiedade.

A submissão de filmes para a mostra internacional de curtas-metragens está em marcha. "Demências, esquizofrenia, novas tecnologias, solidão", as temáticas que se insinuam por entre centenas de histórias, e aqui ou ali, vão surgindo guiões com vista sobre a pandemia. Entretanto, há muitas conversas que sacodem o estigma. As M-Talks já circulam pela net, e o cartaz do festival vai conquistando espaço, com viagens marcadas para as ilhas, em setembro, e ainda Castelo de Vide.

Luzes, Claquete, Ação! Ana Pinto Coelho está no ar, sem tirar os pés do chão. Como ela sugere, "duas pessoas estão em pé, as duas a sentir-se mal ou a desfalecer, e amparam-se de costas para não caírem" - é esta a imagem do encontro que cruza a cultura com a saúde mental. Esta e outras imagens, numa conversa perto de si.

"Um dia de cada vez", um programa de Teresa Dias Mendes, com cuidado técnico de João Félix Pereira

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de