Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

A luz dos estudantes sírios em Portugal

Amer é arquiteto, chegou a Portugal através do programa Erasmus, e é graças à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, APGES, que se mantêm no país há 5 anos. Amer diz-se um arquiteto da paz. E voltará para reconstruir um país dilacerado pela guerra. Helena Barroco é o primeiro rosto da paz. A secretária geral da APGES, é uma espécie de "madrinha" para os jovens que em Portugal, conseguiram retomar os estudos superiores. A Plataforma é a segunda família deles. Uma questão de ADN?

"A minha Terra é Linda", Helwa Ya Baladi, é o nome duma canção de Dalida, entoada nos encontros dos estudantes sírios em Portugal, e foi o nome escolhido para o livro lançado no final de maio. Alguns estudantes contam as suas histórias, ou fragmentos destas, e Helena Barroco, a secretária geral da Plataforma Global para os Estudantes sírios, leva-nos pela aventura que foi, que é, a construção desta casa de sonhos. A páginas tantas, a diplomata define-se como uma funcionária da Humanidade, e é disso que é feito este "livrinho de histórias", como lhe chama Jorge Sampaio no prólogo. Sete anos depois do primeiro grupo de estudantes ter chegado a Portugal, a aventura continua. 300 estudantes já beneficiaram das bolsas de apoio que lhes permitem prosseguir os estudos interrompidos pela guerra.

O livro, editado pela Âncora Editores pro bono, custa 10 euros e é um virar de página na forma de arranjar financiamento, impedidos que estão agora de organizar encontros presenciais que permitam angariar fundos. Entretanto há outras iniciativas em marcha. Há minutos que salvam vidas, como conta uma das estudantes no livro.

Amer e Helena Barroco partilham o sonho e os sonhos.

A Plataforma é já uma grande família.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de