Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

Uma questão de ADN

Pedro Lopes e João Pedro Lopes, argumentista e produtor executivo da série Glória, na Netflix

GLÓRIA - O romance que começou na Netflix

Ainda é cedo para falar de uma segunda temporada da série portuguesa que estreou em novembro de 2021. "Não estamos a pensar nisso", assegura Pedro Lopes, um dos argumentistas e criador do projeto, que assina com Paulo M. Morais, o romance acabado de editar pela Oficina do Livro. "Glória" está agora também no mapa dos leitores, embalada pela memória de uma história contada pelo avô, ainda que não seja demais dizer "que não se trata de uma história de família". Pedro Lopes e João Pedro Lopes contam-nos como foi.

Marta Massada e Leandro Massada

Ossos do Ofício. Marta Massada e Leandro Massada em Uma Questão de ADN

Em equipa que ganha não se mexe, e filha de peixe também sabe operar. Os dois formam bloco, num 'modus operandi' de "picanço saudável" durante as cirurgias, e são uma dupla de excelência na ortopedia e na medicina desportiva. Leandro Massada, nome incontornável nesta área, andebolista e figura de referência na história do Futebol Clube do Porto e Marta Massada, médica, voleibolista e comentadora residente no Trio de Ataque da RTP. São muito mais do que treinadores de bancada. Saudáveis, embora doentes pelo FC Porto.

"Adorava ser um drone." Rita Carmo e Rafael Carmo Afonso em Uma Questão de ADN

"Adorava ser um drone." Rita Carmo e Rafael Carmo Afonso em Uma Questão de ADN

"Um olho no céu", exclama Rafael assim que a mãe confessa que gostava de ser um drone para fotografar lá do alto. Hoje em dia os pássaros voadores já não são aves raras para o mundo da fotografia, mas o desejo de Rita Carmo é poder estar ela a ver o mundo lá de cima, com olho de águia, disparando a máquina ao sabor das notas dos festivais de verão, ou caçando cenários que imagina para novas composições de artistas em modo de voo, que é como quem diz, promovendo novas músicas e sons, que é essa também a arte de Rita Carmo.

A cirurgia e a estética. Uma Questão de ADN com Tiago Baptista Fernandes e Joana Baptista

A cirurgia e a estética. Uma Questão de ADN com Tiago Baptista Fernandes e Joana Baptista

É neto de António Baptista Fernandes, considerado o " pai" da cirurgia plástica reconstrutiva em Portugal. Tiago Baptista Fernandes cresceu a ver o exemplo dos avós- a avó também era médica- e seguiu caminho na mesma área da medicina. Com Joana, a filha mais velha, a família entra na quarta geração de médicos. Aos jovens cirurgiões plásticos lembra que " não podem pensar na recompensa financeira" e devem abrir horizontes " sem pressas", em busca dos melhores conhecimentos e competências. Aos pacientes pede que " percam tempo a procurar o médico e a clínica certa". A conversa molda-se à realidade, há cada vez mais procura por procedimentos estéticos, mas também é preciso saber dizer não.

João e António Botelho

João Botelho e António Pinhão Botelho: a liberdade de "filmar como quem escreve um romance"

"Um filme em Forma de Assim", a mais recente longa-metragem de João Botelho, a partir de Alexandre O`Neil chega aos cinemas a 12 de Maio. Há planos do filme na conversa entre pai e filho, mas há mais e novos planos. Um western na Patagónia, a vingança sobre Salazar e a teimosia de querer emocionar os espectadores. É essa a verdade, para João Botelho e António Pinhão Botelho, no cinema e na vida, "fazer o melhor que se sabe".

Miguel Correia e Marta Correia são irmãos

Para quê a guerra? Miguel e Marta Correia

"Este livro não devia existir", começa logo por dizer Miguel Correia, o autor do texto e fundador da editora Ideias com História. São já quase 10 anos (celebrados em Abril) a produzir conteúdos para os mais novos, sempre com a preocupação de procurar o contexto das realidades que nos rodeiam". Desta vez é a guerra na Ucrânia que salta para as páginas, 80 páginas, de um livro cuja protagonista é uma menina que sonha ser Presidente do seu país. Iryna é ucraniana e acaba de chegar a Portugal, com a mãe e o irmão. Miguel Correia e Marta Correia também são irmãos. Ele formado em História, ela em Psicologia. Para quê a guerra? Ainda não acabou a história.