Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

Uma questão de ADN

À boleia do Mundial. Sofia Oliveira e Rita Gouveia em Uma Questão de ADN

À boleia do Mundial. Sofia Oliveira e Rita Gouveia em Uma Questão de ADN

"O futebol é quase uma obsessão", confessa a jovem comentadora desportiva, cuja paixão desperta muito cedo, por influência do avô paterno, adepto do Sporting, clube onde tudo começa. Primeiro foi a "clubite", mas não tardou a render-se ao esplendor na relva, e é hoje um dos rostos e uma das vozes que vai a jogo na televisão e na rádio. Nesta semana de arranque do Mundial do Catar, Sofia Oliveira é titular e convoca a namorada, Rita Gouveia, "a pessoa que melhor me conhece", para uma partida amigável.

Delfim e António Sardo

Um chão comum. Delfim Sardo e António Sardo em Uma Questão de ADN

Talvez um dia possamos sintonizar a rádio e escutar-lhe a voz conversando com artistas no ateliê sobre as músicas que os acompanham durante a criação. O desejo é sussurrado por entre as muitas paisagens sonoras da vida e da arte de Delfim Sardo. "Gostava de ter sido arquiteto", mas formou-se em Filosofia, é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, curador, programador e administrador do Centro Cultural de Belém. António Sardo, é o arquiteto e o mais velho dos três filhos. De Aveiro a Veneza, viajamos com os dois, por entre projectos e gostos "que se discutem."

A beleza de representar. Isabel Abreu e Maria Abreu em Uma Questão de ADN

A beleza de representar. Isabel Abreu e Maria Abreu em Uma Questão de ADN

Sete da tarde, após um dia de ensaios e prestes a embarcar para França, onde até ao final do mês de Outubro, Isabel Abreu veste a pele da mãe Catarina, na peça Catarina e a Beleza de Matar Fascistas. Actriz e mãe, é pois o lugar de fala a que se entrega hoje "num momento raro", como faz questão de dizer, ao lado da filha, Maria Abreu. Podemos vê-las por estes dias no escuro do cinema, em Restos do Vento, filme de Tiago Guedes. E escutar aqui o sopro das suas vozes cúmplices, agitando memórias e a brisa do perfume de uma cameleira branca.

Pedro Lopes e João Pedro Lopes, argumentista e produtor executivo da série Glória, na Netflix

GLÓRIA - O romance que começou na Netflix

Ainda é cedo para falar de uma segunda temporada da série portuguesa que estreou em novembro de 2021. "Não estamos a pensar nisso", assegura Pedro Lopes, um dos argumentistas e criador do projeto, que assina com Paulo M. Morais, o romance acabado de editar pela Oficina do Livro. "Glória" está agora também no mapa dos leitores, embalada pela memória de uma história contada pelo avô, ainda que não seja demais dizer "que não se trata de uma história de família". Pedro Lopes e João Pedro Lopes contam-nos como foi.

Marta Massada e Leandro Massada

Ossos do Ofício. Marta Massada e Leandro Massada em Uma Questão de ADN

Em equipa que ganha não se mexe, e filha de peixe também sabe operar. Os dois formam bloco, num 'modus operandi' de "picanço saudável" durante as cirurgias, e são uma dupla de excelência na ortopedia e na medicina desportiva. Leandro Massada, nome incontornável nesta área, andebolista e figura de referência na história do Futebol Clube do Porto e Marta Massada, médica, voleibolista e comentadora residente no Trio de Ataque da RTP. São muito mais do que treinadores de bancada. Saudáveis, embora doentes pelo FC Porto.