Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quinta-feira, depois das 19h00. Repete à sexta-feira, à 01h00 e domingo depois das 14h00. Com Teresa Dias Mendes

Uma questão de ADN

Guida Cândido e Gabriel Falcão

Comer com os olhos

Comer com os olhos é o que faz Guida Cândido. De arquivo em arquivo, entre manuscritos e os mais antigos livros de receitas, a investigadora da História da Alimentação, percorre com o olhar os saberes e os sabores da gastronomia. Formada em História da Arte, sucumbiu desde logo à tentação das naturezas mortas, e nos últimos anos tem dado vida ao Património Alimentar, com a publicação de vários livros. É com A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa, publicado este ano pela Dom Quixote, que nos sentamos à mesa para nos deixarmos surpreender pelos condimentos da vida da autora, que vive na Figueira da Foz com o marido, Gabriel Falcão, e as duas filhas. A comida dá que falar e que pensar também.

Convidados do programa "Uma Questão de ADN", com Jorge Teixeira e a filha.

O porquê de quase tudo

O caminho da descoberta faz-se de porquê em porquê. E o professor Jorge Teixeira agradece a pergunta: "costumo dizer aos meus alunos, não acreditem nem em mim nem nos livros, temos sempre de verificar experimentalmente as coisas". Um bom professor deve ajudar os alunos a pensar, acredita o professor de Física e Química, que em Chaves ensina os alunos do secundário a fazer caminho. Eureka, apetece dizer, ouvindo-o falar das muitas experiências com que vai motivando os alunos no Clube do Ensino Experimental das Ciências. Este ano, em plena pandemia, Jorge Teixeira voltou a ser distinguido com o Global Teacher Award 2020.