Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

Fanã e Kid Labã: os manos da Brandoa

Fanã é Fernando Ribeiro, Kid Labã, é Ricardo Ribeiro, e fica já esclarecido que não nos vamos cruzar com as alcunhas dos 2 irmãos no livro agora publicado. O primeiro romance de Fernando Ribeiro, "Bairro sem Saída", tem a música suburbana da Brandoa, onde o vocalista da banda Moonspell cresceu. É um retrato ficcionado da vida no maior bairro clandestino da Europa nos anos 70/80. Nunca se sai do bairro.

"A Brandoa é a nossa casa." O som das palavras de Fernando Ribeiro, revela as memórias felizes do bairro onde nasceu e cresceu. Ele e os dois irmãos, Paula e Ricardo, mergulharam nas vidas e nas personagens que conheceram e que ilustram a história do "Bairro sem Saída". Os irmãos forneceram tantas pistas, que Fernando Ribeiro admite que o livro podia ter mil páginas, em vez de duzentas. A família foi companheira e cúmplice desta viagem do vocalista dos Moonspell. Foi de resto ali, nos arredores da Amadora, que a banda de heavy metal, que em 2022 celebra 30 anos, aconteceu. Essa será uma outra história, quem sabe um novo livro. Para já o músico, que já editou três livros de poesia e um de contos, aventura-se pelo romance. E está feliz.

O Espaço Sonoro, que inundava o bairro com as músicas de Abril, a chegada da água canalizada à Brandoa, e até o nome do narrador, Rogério Paulo, têm o seu fundo de verdade. Depois, o autor leva-nos pelo reino da fantasia misturando acontecimentos e factos com a alma de personagens que dão vida ao "Bairro sem Saída". Em todas elas, há um sopro de realidade, o resto é pura ficção, ao sabor da pena de Fernando Ribeiro.

O livro editado pela Suma de Letras da Penguin Random House, já pode ser comprado, mas a Covid-19 adiou o lançamento. Talvez ainda este mês, o mais tardar em julho, haverá uma sessão pública, na junta de freguesia da Brandoa. O bairro é a casa deles. Fernando Ribeiro e Ricardo Ribeiro são dois manos da Brandoa.

Hoje é mais a história deles que nos leva pelas ruas do bairro.

Uma Questão de ADN, um programa de Teresa Dias Mendes, com cuidado técnico de Margarida Adão e José Guerreiro.

OUÇA O PROGRAMA UMA QUESTÃO DE ADN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de