Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

Fórmula para a longevidade

Não há beleza sem reeducação alimentar ou mudanças de comportamento. A receita está simplificada no último livro de Humberto Barbosa e Tomás Barbosa, o primeiro escrito a 4 mãos por pai e filho, que partilham a paixão pela ciência da nutrição. Das receitas que se fazem e consomem numa hora ao uso da tecnologia, há todo um cardápio. A mesa está posta e os ponteiros da conversa rodam no sentido inverso aos ponteiros do relógio biológico.

"Para se ser mais belo, tem de se ser mais saudável."

Não há volta a dar. Metabolismos lentos, calorias em excesso, ou reservas de gordura, não são eliminadas sem esforço. Humberto Barbosa costuma até dizer que tratamos melhor o carro do que o nosso corpo. E que bastam, afinal, quatro mudanças para alcançarmos a fórmula da longevidade: exercício físico regular, alimentação saudável, controlo do stress, equilíbrio emocional.

Após dois confinamentos, e numa altura em que os portugueses retomam a normalidade tão desejada, falarmos de corpos belos e saudáveis pode sugerir uma abordagem mais leve perante as adversidades do último ano e meio, mas a verdade é que o sucesso alcançado ao longo de um percurso de 40 anos, comprova que beleza e saúde não são uma miragem, ainda que seja preciso fazer uma certa travessia.

Há sempre UMA QUESTÃO DE ADN, mas também aí parece que a genética só conta uns 20%, os 80% que sobram dependem exclusivamente de cada um de nós.

Humberto Barbosa é especialista em nutrição e longevidade, fundador da Clínica do Tempo. Tomás Barbosa, nutricionista, é o único, aliás, dos três filhos, que seguiu os passos do pai, embora todos tenham funções e lugar na Clínica, que já foi galardoada com vários prémios, um deles equiparado aos Óscares do cinema.

O livro "FÓRMULA SIMPLIFICADA para atingir a LONGEVIDADE num corpo belo e saudável", editado pela Marcador, tem um outro efeito especial.

Todos os royalties revertem para a Casa da Criança de Tires, que acolhe crianças, filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires.

Um programa de Teresa Dias Mendes com cuidado técnico de João Félix Pereira.p>

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de