Uma questão de ADN

Podem ser irmãos, avós e netos, pais e filhos, companheiros, marido e mulher... São pessoas da mesma família que se juntam para uma conversa em que se fala de tudo. São percursos de vida e testemunhos que atravessam diferentes gerações. O que os une para lá do apelido, o que os separa para lá da diferença de idades.
Quarta-feira, depois das 13h00. Repete ao domingo, após as 14h00. Com Teresa Dias Mendes

"Surfar para crer." Marta Paço e Tiago Prieto em Uma Questão de ADN

Conheceram-se há cinco anos, quando Tiago Prieto a desafiou para se fazer ao mar numa prancha de surf. Marta Paço tinha 12 anos e confiou nos olhos daquele que é, desde então, o seu treinador e a quem chama "segundo pai". Cega de nascença, Marta Paço é a estrela do mar, bicampeã mundial de surf adaptado, cujo maior sonho desportivo é competir nos Jogos Olímpicos. Da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, às ondas de Pismo Beach, na Califórnia, atleta e treinador são almas gémeas. É ver para crer, ouvindo Marta Paço e Tiago Prieto, em Uma Questão de ADN.

Duas medalhas de ouro, uma de bronze e um título europeu. Marta Paço está na crista da onda. Bicampeã mundial de surf adaptado, a jovem do Club de Surf de Viana do Castelo entra no mar sem o ver, confiando cegamente nos olhos do treinador Tiago Prieto, o homem que a desafiou a surfar as ondas quando tinha 12 anos. Chegaram há poucos dias da Califórnia, com a medalha de ouro ao peito, sem a recepção mediática que acompanhou nos dias seguintes, a chegada da seleção de futebol, afastada do Mundial do Catar.

Marta e Tiago jogam noutro campeonato, atacando as ondas do mar e fintando a cegueira sem nunca atirar a toalha ao chão. Diz-se que em equipa que ganha não se mexe, mas neste caso, atleta e treinador são muito mais do que uma dupla vencedora. São almas gémeas do surf e amigos para toda a vida.

É essa partilha que trazem para as ondas da rádio, falando dos treinos diários, dos códigos que usam, do sonho de competir nos Jogos Olímpicos, da escola, dos amigos e da família. Dizem-se "fora da caixa" e os olhos de Tiago Prieto são o farol de Marta Paço nas ondas do mar.

E se um destes dias virmos a Marta a saltar das alturas para o vazio, presa por uns elásticos, é muito mais do que Bungee Jumping. O presente oferecido pelo Tiago é a prova cega de uma relação de maré cheia.

A história deles há de ser contada num livro, e pode ser escutada aqui.

Tiago Prieto acaba de conseguir o melhor resultado de sempre para a selecção nacional de Para Surfing, com três atletas em prova e duas medalhas de ouro. Licenciado em Educação Física, é professor de surf e de yoga, e treinador pessoal da atleta Marta Paço.

Marta Paço é bicampeã mundial de Surf Adaptado, anda de skate e pratica yoga. Faz 18 anos em Janeiro e está em lista de espera para ter o seu primeiro cão-guia. Toca piano e cavaquinho, gosta de ler e quer tirar o curso de Relações Internacionais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de