Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

As dicas (a granel) de uma ex-consumista compulsiva

A dona das lojas Maria Granel, onde não entram sacos de plástico nem embalagens descartáveis, é a convidada do programa "Verdes Hábitos" desta semana. Em poucos minutos, mostra como pode dar passos sustentáveis com aquilo que já tem em casa.

Despertar consciências para os problemas ambientais é cada vez mais urgente e o espaço Maria Granel é pioneiro nessa missão. Eunice Maia, a dona da loja que abriu primeiro em Alvalade e depois em Campo de Ourique, explica que foi só depois de criar o projeto que começou a interessar-se por um estilo de vida mais consciente. Antes disso era uma "consumista compulsiva".

Os dias de Eunice Maia são divididos entre o tempo que passa na loja e o tempo que passa dentro da sala de aula. É professora de Português e Literatura, uma profissão que a apaixona tanto quanto a loja que criou em 2015. Na Maria Granel só entram produtos biológicos e amigos do ambiente. Além disso, não há espaço para embalagens descartáveis. A empreendedora não tem tempo para parar, mas recusa-se a deixar as salas de aula e organiza-se entre a educação dos mais jovens na escola e a educação de todos os que querem tornar-se mais sustentáveis.

Eunice Maia explica, em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", que há "duas grandes vantagens" em comprar a granel: a redução do desperdício alimentar e a diminuição do consumo de embalagens poluentes e de utilização única. Para a empresária é em casa que está a maior mudança e, por isso, não é preciso comprar produtos sofisticados para adotar um estilo de vida mais consciente.

No Verdes Hábitos, Eunice Maia deixa cinco dicas práticas e fáceis para mudar o dia-a-dia e torná-lo mais verde e sustentável:

- Reutilizar um saco. Andar sempre com um saco na mala para quando precisar de comprar alguma coisa estar preparado. Pode ser um saco de pano ou um saco de plástico. A ideia é reutilizar.

- Andar sempre com uma garrafa reutilizável. Não é preciso comprar, Eunice lembra que aquela mais vezes usa é um frasco de vidro que foi antes uma embalagem de polpa de tomate.

- Enrolar um conjunto de talheres que tenha em casa num guardanapo de pano e levá-los para todo o lado. Assim, estará preparado para qualquer imprevisto e pode recusar os talheres de plástico.

- Recusar cotonetes ou optar por uma solução compostável.

- No caso das mulheres, optar por um copo menstrual em vez de pensos ou tampões.

Leia aqui mais dicas de Eunice Maia para um consumo mais sustentável e consciente.

O Verdes Hábitos passa todas as sextas-feiras, às 18h40, na TSF.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados