Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Cogumelos a crescer na bancada da cozinha? A CogusBox tornou-o possível e sustentável

Entrevistado pelo programa da TSF "Verdes Hábitos", o criador da empresa, Fernando Castro, explica que a CogusBox é acessível "a qualquer pessoa mesmo sem conhecimento prévio acerca de cultivo de cogumelos".

Produzir cogumelos de forma fácil e sustentável é o mote da CogusBox. Criada em 2012, no Fundão, a empresa dedica-se a vender kits de criação de cogumelos da espécie pleurotus ostreatus a partir de resíduos locais, numa lógica de economia circular.

Entrevistado pelo programa da TSF "Verdes Hábitos", o criador da marca, Fernando Castro, explica que esta caixa de papel (quase) mágica é acessível "a qualquer pessoa mesmo sem conhecimento prévio acerca de cultivo de cogumelos". Basta que haja água, oxigénio e luz não direta para os cogumelos começarem a crescer em pouco tempo.

Licenciado em filosofia e com um curso de hotelaria, Fernando Castro decidiu mudar de vida quando, depois de assistir a uma conferência, percebeu que podia cultivar cogumelos com resíduos recolhidos localmente: "Fui fazendo alguns testes e foi assim que eu aprendi: a ler e a ver experiências de outras pessoas."

Depois de muitas tentativas e erros, Fernando Castro chegou a uma conclusão. Era possível cultivar cogumelos numa caixa de papel com um saco de plástico dentro que contém um substrato constituído apenas por "borras de café, serradura e micélio (a parte vegetativa de um fungo como o cogumelo)".

Quem recebe uma CogusBox tem apenas de retirar o saco de plástico de dentro da caixa e deixá-lo algumas horas em água, depois voltar a colocar o saco dentro da caixa e destacar o quadrado assinalado, passando, a partir daí, a borrifar essa "janela" duas vezes por dia durante cerca de 30 segundos.

Ao fim de 15 a 30 dias, começam a nascer os cogumelos, que devem continuar a ser regados até pararem de crescer, para depois serem colhidos.

Cada caixa produz, no mínimo, duas colheitas, mas o recorde, até ao momento, é de oito colheitas. Quando o substrato já não produzir mais cogumelos, pode ser utilizado para fertilizar plantas, devolvendo à terra o que veio da terra, numa lógica de economia circular.

OUÇA AQUI TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de