- Comentar
A Too Good to Go chegou a Portugal em outubro para combater o desperdício alimentar através de uma ponte entre os clientes e os restaurantes/supermercados/hotéis, ou seja, entre quem quer comida mais barata e quem ganha com comida que iria deitar fora.
Madalena Rugeroni é a representante da aplicação em Portugal e explica, em entrevista ao Verdes Hábitos, que as refeições ficam a "preços irrisórios". Mas, no fundo, como funciona o processo? "O utilizador vê na aplicação quais são os estabelecimentos disponíveis, seleciona o que mais agrada e tem de ir ao local recolher a caixa surpresa", esclarece.
Ouça o Verdes Hábitos com a responsável pela aplicação Too Good To Go
A 'magic box' é isso mesmo: uma surpresa. A pessoa não sabe os alimentos que vai receber, mas tem uma ideia tendo em conta o restaurante que escolheu, desde o japonês ao italiano.
A responsável pela aplicação em Portugal acredita que se trata de um conceito "win, win, win". Em primeiro lugar surgem os restaurantes, que "abatem os custos de produção, no mínimo, e no máximo fazem uma receita extra", em segundo os clientes, porque "é comida de qualidade a preços muito mais baratos" e, por fim, "o maior beneficiário de todos: o planeta".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A aplicação não para de crescer e Madalena Rugeroni conta que só em Portugal já se inscreveram mais de 35 mil utilizadores e há "bastantes parceiros que querem aderir por terem bastante desperdício".
Mais do que uma novidade, a responsável acredita que a aplicação começa a ser "um hábito". "É mais uma iniciativa de combate ao desperdício, já existe uma consciência de que é preciso mudar o comportamento e as atitudes para termos um consumo mais sustentável e acho que a Too Good To Go veio como um incentivo a esse modo de vida mais sustentável", aponta.
Globalmente, a Too Good To Go já poupou mais de 80 mil toneladas de CO2 ao planeta e neste momento está a poupar uma refeição por segundo.
Madalena Rugeroni acredita que o aproveitamento das sobras das refeições é fundamental para combater o desperdício alimentar, bem como colocar as sobras em recipientes transparentes para se ver o que está no frigorífico.
Pode ouvir e ouvir o programa Verdes Hábitos aqui .

Leia também:
Menstruação sem lixo
