Verdes Hábitos

Agir é preciso! As mudanças de hábitos em tempos de emergência climática. As grandes questões, os desafios, os problemas relacionados com a sustentabilidade e o ambiente. "Verdes Hábitos" na TSF com Carolina Quaresma e a Associação Ambientalista Zero. Às segundas-feiras depois das 20h00 e sempre em tsf.pt.
(Até 2021 o programa foi da autoria de Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo).

Comida de luxo a preço de 'lixo'. Há uma app que combate o desperdício

Madalena Rugeroni, representante da Too Good to Go, é a convidada do Verdes Hábitos desta semana.

A Too Good to Go chegou a Portugal em outubro para combater o desperdício alimentar através de uma ponte entre os clientes e os restaurantes/supermercados/hotéis, ou seja, entre quem quer comida mais barata e quem ganha com comida que iria deitar fora.

Madalena Rugeroni é a representante da aplicação em Portugal e explica, em entrevista ao Verdes Hábitos, que as refeições ficam a "preços irrisórios". Mas, no fundo, como funciona o processo? "O utilizador vê na aplicação quais são os estabelecimentos disponíveis, seleciona o que mais agrada e tem de ir ao local recolher a caixa surpresa", esclarece.

A 'magic box' é isso mesmo: uma surpresa. A pessoa não sabe os alimentos que vai receber, mas tem uma ideia tendo em conta o restaurante que escolheu, desde o japonês ao italiano.

A responsável pela aplicação em Portugal acredita que se trata de um conceito "win, win, win". Em primeiro lugar surgem os restaurantes, que "abatem os custos de produção, no mínimo, e no máximo fazem uma receita extra", em segundo os clientes, porque "é comida de qualidade a preços muito mais baratos" e, por fim, "o maior beneficiário de todos: o planeta".

A aplicação não para de crescer e Madalena Rugeroni conta que só em Portugal já se inscreveram mais de 35 mil utilizadores e há "bastantes parceiros que querem aderir por terem bastante desperdício".

Mais do que uma novidade, a responsável acredita que a aplicação começa a ser "um hábito". "É mais uma iniciativa de combate ao desperdício, já existe uma consciência de que é preciso mudar o comportamento e as atitudes para termos um consumo mais sustentável e acho que a Too Good To Go veio como um incentivo a esse modo de vida mais sustentável", aponta.

Globalmente, a Too Good To Go já poupou mais de 80 mil toneladas de CO2 ao planeta e neste momento está a poupar uma refeição por segundo.

Madalena Rugeroni acredita que o aproveitamento das sobras das refeições é fundamental para combater o desperdício alimentar, bem como colocar as sobras em recipientes transparentes para se ver o que está no frigorífico.

Pode ouvir e ouvir o programa Verdes Hábitos aqui .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de