Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Como organizar e gerir o tempo para ter hábitos mais sustentáveis

O Verdes Hábitos recebeu Cláudia Ganhão, mentora e formadora em áreas como o minimalismo e o desenvolvimento, para perceber como é que a organização e a gestão do tempo podem trazer hábitos de vida mais sustentáveis.

Nasceu numa aldeia no concelho de Mafra onde tudo era reaproveitado, mas a vida adulta fez com que se fosse desligando dos hábitos sustentáveis com os quais cresceu. Um dia percebeu que estava a viver no modo "piloto automático" e decidiu recuperar essas rotinas e adotar um estilo de vida minimalista e sustentável. Cláudia Ganhão é mentora e formadora em áreas como o minimalismo e o desenvolvimento pessoal e acredita que a organização e uma boa gestão do tempo são fatores importantes para uma vida mais amiga do ambiente.

Em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos", Cláudia Ganhão explica que se formos "organizados a nível pessoal, sobra-nos tempo", o que conduz a "escolhas mais conscientes e escolhas mais conscientes acabam por ir ter a uma vida mais sustentável".

Para a especialista em minimalismo, não é preciso gastar fortunas para ter hábitos mais ecológicos, nem fazer mudanças de vida drásticas. Basta regressar às práticas dos nossos antepassados, como "reutilizar os sacos plásticos, se não pudermos comprar sacos reutilizáveis", "evitar as embalagens", preferir "comprar a granel" e planear as refeições.

"Se eu, atempadamente, planear as minhas refeições da semana, mais fácil será para mim evitar o desperdício alimentar que é um dos grandes flagelos", sustenta Cláudia Ganhão.

Outra dica de organização é fazer sempre lista antes de ir às compras, adquirir apenas o necessário e evitar as "compras por impulso".

OUÇA AQUI TODOS OS EPISÓDIOS DO VERDES HÁBITOS

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de