- Comentar
A missão de Cátia Curica é clara: tratar da beleza sem prejudicar o ambiente. A fundadora das lojas Organii dedica-se há 10 anos a vender e a criar produtos com o menor impacto ambiental possível. Quando criou a primeira loja, em 2009, pouco se falava sobre cosmética biológica e sustentável. Uma década depois, o tema não podia estar mais na ordem do dia.
Ouça a entrevista completa de Cátia Curica ao programa Verdes Hábitos
"As pessoas sabem hoje o que é a cosmética biológica e o que é a cosmética natural. Ainda confundem um bocadinho tudo, mas têm muito mais noções e procuram muito mais uma cosmética amiga das pessoas, do ambiente, mais natural, sem produtos químicos. Isto acontece porque começou a haver muito mais informação, muito mais divulgação. As pessoas estão muito mais sensibilizadas para a alimentação biológica, para o desperdício zero, para o não uso do plástico e, por acréscimo, olham para os detergentes utilizados e para os cosméticos que usam", conta Cátia Curica em entrevista ao programa da TSF "Verdes Hábitos".

Leia também:
Como reduzir o desperdício na casa de banho
Apesar de haver muita informação dispersa e, por vezes, contraditória, a fundadora da Organii acredita que há cada vez mais interesse em saber mais e mais espaço onde procurar informação: seja nos meios de comunicação tradicionais, seja na internet.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O que evitar e o que escolher?
Se tivesse de fazer uma lista de produtos prejudiciais para o ambiente, Cátia Curica começaria pelos protetores solares com sulfatos, responsáveis pela "destruição das barreiras de corais", pelas tintas para o cabelo com químicos agressivos e pelos produtos embalados em plástico não reciclável.
Cátia Curica defende, contudo, que é possível substituir estes produtos, trocando os protetores solares convencionais por "protetores solares minerais", os champôs embalados em plástico por "champôs sólidos, embalados em papel 100% reciclável" e as embalagens tradicionais por embalagens biodegradáveis (por exemplo, as produzidas a partir da cana de açúcar).
Uma das dicas de Cátia Curica para começar a ter uma rotina de beleza mais sustentável é utilizar "todos os produtos até ao fim" para evitar o desperdício e "depois procurar uma alternativa", tendo em conta o tipo de embalagem e os ingredientes do produto.
Ouça aqui todos os episódios do Verdes Hábitos e leia as crónicas dos convidados anteriores

Leia também:
Dos alimentos à forma de cozinhar. Como poupar o planeta e a carteira

Leia também:
As dicas (a granel) de uma ex-consumista compulsiva

Leia também:
Tem uma ideia verde, mas não tem dinheiro? "As pessoas são os novos bancos"

Leia também:
I Met God She's Green: o blogue delas é veeeeerde

Leia também:
"Dar tempo é mais difícil do que dar coisas." É possível ser mãe e minimalista?
