Verdes Hábitos

Os hábitos também se mudam. No combate ao estado de emergência climática, todas as semanas damos a conhecer novas ideias para mudar velhas rotinas. Com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo.
Para ouvir todas as sextas-feiras, às 18h40.

Copos, pensos e tampões. As alternativas para uma higiene feminina sustentável

O Verdes Hábitos desta semana presta atenção à higiene feminina e as alternativas mais amigas do ambiente que existem no mercado.

Catarina Matos criou a loja online Mind the Trash em 2017 para mostrar que há produtos alternativos aos convencionais menos poluentes e que produzem menos lixo. Em entrevista ao Verdes Hábitos, a cofundadora da loja explica que também na área da higiene feminina há alternativas mais sustentáveis.

"Os pensos e tampões disponíveis nos supermercados têm componentes que nos causam alergias, que podem provocar infertilidade", começa por dizer, sublinhando que há "opções muito mais amigas do ambiente". A maior barreira, garante, é o receio das mulheres em experimentar estas novidades.

Além do copo menstrual, há no mercado pensos reutilizáveis e até tampões em que o aplicador pode ser usado várias vezes. Catarina Matos admite ser fã do copo menstrual pelo facto de este "durar muitos anos e não causar alergias".

Para muitas mulheres não é fácil a adaptação ao copo, mas Catarina explica que "o truque é não desistir". Mesmo quando as mulheres não se adaptam a esta alternativa, o tampão reutilizável pode ser uma boa solução.

"Os pensos reutilizáveis também são uma ótima opção se forem feitos de reaproveitamento de tecido ou algodão orgânico", realça. A forma como os pensos devem ser lavados é uma das dúvidas mais frequentes das clientes da Mind The Trash. Catarina Matos esclarece que a lavagem deve ser feita primeiro à mão e com água fria. Depois desta fase, os pensos podem ser lavados à máquina, novamente.

Leia aqui a crónica de Catarina Matos

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de